Nutriagro apresenta protocolo nutricional para altas produtividades

Destaques

07/02/2022

Publicado por Jean Paterno

Com conceitos inovadores e funcionais, a prática ganha evidência na 34ª edição do Show Rural por meio de novas tecnologias apresentadas pela Nutriagro, indústria de fertilizantes foliares da Coopavel. Criada há dois anos, a marca apresenta um protocolo nutricional completo para as principais culturas da região Oeste – soja, milho e trigo -, e em todas as fases da planta.

“O plano foi desenhado a partir de estudos sobre as características e necessidades do solo da região. A partir disso, identificamos os principais limitadores de produtividade, que são enxofre e boro, e trouxemos posicionamentos pontuais com produtos que agem de forma específica em cada uma das culturas e resultam em bons incrementos de produtividade”, destaca o gerente da Nutriagro, Cássio Bassi.

O protocolo elenca o uso de seis produtos indicados do tratamento de semente ao enchimento de grãos. Ele começa com o Radices, ideal para a fase inicial da planta, tendo em vista que melhora o arranque e a formação de raízes. Na sequência, entram em cena os produtos Magnus Pro e Salus Magi. Enquanto o primeiro atua na proteção e recuperação dos danos causados por herbicidas, o segundo é responsável pela imunoestimulação em defesa da planta.

Com a evolução da planta, o protocolo indica a utilização do Floxi boro, que deve ser aplicado na florada. A função dele é redistribuir boro pela planta, preparando-a para a formação de vagens, reduzindo estresse e consequências de ambientes adversos. Ao mesmo tempo, o Essential K34% aumenta a disposição de potássio para acelerar o enchimento de grãos. “O plano nutricional ainda contempla o Nutriplenus Completo, que maximiza o desenvolvimento com macros e micronutrientes e pode ser aplicado em qualquer fase da planta”, observa Bassi.  

O gerente da Nutriagro comenta que entre os resultados da aplicação desse plano nutricional completo estão um porte de plantas maiores, bom enraizamento, planta mais engalhada e mais verde, maior peso de grãos, maior número de vagens por planta e, consequentemente, produtividade mais elevada em comparação com o manejo tradicional. “Com os campos de trigo que colhemos no ano que passou, o incremente médio foi de 17 sacas a mais por alqueire diante da aplicação do protocolo. E nos acompanhamentos, vemos claramente a melhora fisiológica da planta”, assegura.

Versatilidade

Apesar de ter sido estruturado a partir da realidade regional, Bassi ressalta que o protocolo é composto por produtos versáteis e, dessa forma, pode ser aplicado em outras regiões conforme a adaptação de doses, fases de aplicação, variedades de culturas, condições climáticas, entre outras características. “O protocolo é bastante funcional. Hoje trabalha-se muito com milho, soja, trigo e aveia, que são as principais culturas da região Oeste. Mas também são produtos adaptáveis para as culturas de citros, hortifrútis, amendoim e cana-de-açúcar. Ou seja, consegue-se fazer o posicionamento conforme o solo e a folha. Uma demanda realmente pontual de cada cultura”, reforça.

Sobre o evento

Realizado desde 1989 em Cascavel, no Oeste do Paraná, o Show Rural Coopavel é um dos maiores eventos de transmissão de novos conhecimentos para o campo da atualidade. Nesta edição, desta segunda a sexta-feira, a mostra tecnológica reúne mais de 400 expositores que apresentam tendências para o agronegócio. Os acessos ao parque e ao estacionamento são gratuitos. Em função da pandemia de Covid-19, normas sanitárias são observadas em toda a área, inclusive com a distribuição de álcool em gel em vários pontos do parque.

Legenda 1:

 “Plano elenca o uso de seis produtos indicados do tratamento de semente ao enchimento de grãos”

Legenda 2:

Estande da Nutriagro no Show Rural Coopavel

Legenda 3:

O gerente da Nutriagro, Cássio Bassi

Crédito: Assessoria