Senado: O Brasil preserva e produz com sustentabilidade, afirma Gurgacz

Destaques

10/02/2022

Publicado por Jean Paterno

Audiência da Comissão de Agricultura foi realizada na manhã desta quinta-feira, em Cascavel, direto do Show Rural Coopavel

O Brasil é o país que mais preserva suas matas e recursos naturais e produz alimentos com responsabilidade e sustentabilidade. Essa foi a tônica de audiência da Comissão da Agricultura e Reforma Agrária do Senado, na manhã desta quinta-feira, no Show Rural Coopavel, que acontece nesta semana em Cascavel, no Oeste do Paraná. A reunião foi transmitida ao vivo a partir da Casa Paraná Cooperativo pela TV Senado.

O presidente da Comissão, o senador por Rondônia, Acyr Gurgacz, disse que o Brasil é o país mais verde do mundo justamente pela consciência e responsabilidade de seus produtores rurais. “Preservamos por respeito à lei, ao meio ambiente e à vida. Essa atitude mostra para o mundo também o quanto o Brasil está integrado à sua legislação, que é a mais rigorosa do planeta”, afirmou o senador. “Quanto preservam esses países que apontam o dedo e acusam o Brasil?”, questionou ele, ressaltando que o Brasil vai avançar ainda mais nesse tema.

514 milhões de hectares

O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, informou que o Brasil preserva 514 milhões de hectares, muito diferente do que falam no exterior devido aos mais incontáveis interesses. “Essa é a verdade: nosso país é o que mais preserva no planeta. Mais de 60% do território nacional está protegido. Apenas 9% das nossas terras são dedicadas à cultura de grãos, de onde se extrai 280 milhões de toneladas por ano”.

Dilvo disse reconhecer e ser grato aos produtores rurais que doam parte do seu patrimônio (de 20% a 80% de suas terras dependendo da região onde esteja a propriedade) à preservação ambiental. Ele falou ainda de cooperativismo e de sua enorme contribuição social. “Poderíamos deitar em berço esplêndido e simplesmente ser repassadores de grãos. Porém, agregamos valor e geramos muitos empregos. Somente a Coopavel industrializa 90% dos grãos que recebe, transformados em carne que vai para dezenas de países”.

Show Rural

Um dos três maiores eventos do mundo em transferência de tecnologias para o campo, o Show Rural contribui para aumentar a produtividade de grãos com inovação e sustentabilidade. O evento, com 400 expositores, começou segunda e segue até a tarde desta sexta-feira, em Cascavel, no Oeste do Paraná. “Esse e outros eventos técnicos, como o Rondônia Rural Show, conduzem o Brasil à condição de maior celeiro de alimentos do mundo. Em 2030, vamos produzir 400 milhões de toneladas e temos, sem desrespeitar o meio ambiente, potencial para muito mais”, afirmou Dilvo Grolli no encontro com os senadores.

Legenda: Secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, Acyz, Dilvo, presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, e o presidente do Sindicato Rural, Paulo Roberto Orso

Crédito: Assessoria