Show Rural Coopavel 2022 07 a 11 de Fevereiro de 2022

33º BI Mec: Coopavel tem quatro diplomados no Amigos do Batalhão

Jean Paterno

Quatro colaboradores da Coopavel acabam de ser agraciados com o Diploma de Amigo do Batalhão entregue pelo 33º BI Mec, o Batalhão de Infantaria Mecanizado de Cascavel. A cerimônia de entrega foi realizada na manhã de quinta-feira, 4, durante as comemorações dos 50 anos da corporação.

O ponto alto da solenidade foi a formatura alusiva ao aniversário, sob o comando do General Marcos Américo Vieira Pessôa, e com a presença de diversas autoridades dos mais diferentes setores organizados locais, entre elas o presidente da Coopavel Cooperativa Agroindustrial, Dilvo Grolli. O Batalhão operou por dez anos em Jaguarão, no interior do Rio Grande do Sul, e há 40 anos mudou sua sede para Cascavel, onde está a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada.

Oficialmente inaugurado em 15 de outubro de 1971, o 33º BI Mec é pioneiro da infantaria mecanizada no Brasil e atualmente é considerado como uma das mais modernas unidades do Exército Brasileiro. A principal missão do Batalhão é apoiar a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada nas operações de combate aos ilícitos na região de fronteira do Brasil com o Paraguai e a Argentina e de garantia da lei e da ordem, a fim de manter a defesa da pátria nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná.

Em 50 anos, mais de dez mil jovens tiveram a chance de frequentar e se formar no BI Mec, que a partir de 2014, com a chegada do anfíbio Guarani, tornou-se Batalhão de Infantaria Mecanizada. “Temos muito a agradecer a essas duas comunidades, que nos recepcionaram tão bem e que sempre fizeram com que todos nos sentíssemos em casa”, disse o comandante o Tenente-Coronel Felipe Gomes Nunes, que tem passagens pela Amazônia e Distrito Federal e que há um ano responde pelo comando do 33º, em Cascavel.

Amigo do Batalhão

O Diploma de Amigo do Batalhão é uma das honrarias que o 33º BI MEC entrega uma vez por ano em cerimônia especial na presença de convidados. “Esse é um reconhecimento que busca agraciar pessoas de vários segmentos da sociedade civil que sempre se destacaram como apoiadores do 33º”, informa o Subtenente Vitor da Guia Parmanhani, relações públicas do Batalhão.

Os homenageados do ano do cinquentenário do Batalhão, são: o empresário Toninho Trento, o inspetor da Polícia Rodoviária Federal

Ricardo Barreto Salgueiro, o coordenador geral do Show Rural Coopavel Rogério Rizzardi, a gerente do evento Adriana Gomes, a coordenadora de Mídias Sociais Carina Walker e o assessor de imprensa da Coopavel, o jornalista Jean Paterno.

Crédito: Assessoria