Show Rural Coopavel 2022 07 a 11 de Fevereiro de 2022

34º Show Rural melhora a coleta seletiva e valoriza sustentabilidade

Jean Paterno

A separação de materiais recicláveis e de resíduos orgânicos e a correta destinação final desses materiais sempre foi um compromisso do Show Rural Coopavel. Mas para a 34ª edição, de 7 a 11 de fevereiro de 2022, haverá novidades nesse setor. “O objetivo é aprimorar o sistema de descarte e coleta, fazendo com que todos se sintam responsáveis e pratiquem a sustentabilidade, que é uma das palavras que definem o evento”, diz o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

O processo de melhoria vai se tornar mais eficiente na fonte, a partir dos geradores de resíduos, informa a engenheira ambiental Lucimar Neves. “Vamos fazer com que montadoras, expositores e visitantes contribuam com a correta separação já a partir da eliminação do lixo”. Dois tipos de lixeiras vão ser instalados nos 72 hectares da área onde desde 1989 acontece o Show Rural Coopavel. Sempre aos pares, uma será destinada à recepção de materiais recicláveis (na cor vermelha) e outra para resíduos orgânicos (na cor cinza).

Para tornar o resultado mais assertivo, a orientação passa a integrar o regulamento entregue às montadores e expositores. “Todos serão orientados para que sigam as regras. Ou seja, deverão depositar o resíduo gerado no local certo. Em caso de reciclável, no recipiente vermelho, e se for material orgânico, como restos de comida, por exemplo, no cinza”, reforça Lucimar. O coordenador geral do Show Rural Coopavel, Rogério Rizzardi, lembra que é intenção conectar ainda mais a mostra de tecnologia aos conceitos da sustentabilidade. “E esse é um aspecto determinante nessa direção, com o envolvimento de todos”, afirma ele.

Cem toneladas

Considerando a média das edições mais recentes, o volume de resíduos gerados no evento, no início, durante e pós-feira, chega à casa das cem toneladas. Disso, cerca de 80% são recicláveis. No entanto, com o sistema em atividade até agora, esse percentual não é integralmente alcançado.

“Mas a meta é, com a participação de todos, aumentar ao máximo esse aproveitamento, transformando materiais reaproveitáveis em dinheiro”, diz Dilvo Grolli. Mesmo o material orgânico é reutilizado de alguma forma, virando adubo para cultivos. Uma equipe especializada de colaboradores da Coopavel vai recepcionar o material reciclável e orgânico e dar o destino final recomendado.

Observando um rigoroso protocolo sanitário, o 34º Show Rural Coopavel será realizado de 7 a 11 de fevereiro de 2022, em Cascavel, no Oeste do Paraná, com acesso gratuito ao parque e ao estacionamento. Os portões estarão abertos para visitação, diariamente, das 8h às 17h.

A reciclagem traz renda e ajuda a preservar o meio ambiente
Crédito: Assessoria
Banco do Brasil Governo Federal