Berkeley – Brasileiros se atualizam no Vale do Silício

Por Jean Paterno

Gestores e superintendentes de 28 cooperativas brasileiras estiveram dias atrás em San Francisco, na Califórnia (Estados Unidos), para conhecer novidades que vão mexer e movimentar os indicadores do agronegócio no mundo. A Coopavel foi uma das representadas com a participação do gerente de Filiais Daltro Estivem Pestana.

Organizada pela UPL, a jornada incluiu curso sobre Inovação e tecnologia na agricultura na Berkeley Corporate Education, uma das mais importantes e reconhecidas instituições de ensino e pesquisa do planeta. Os conteúdos foram repassados por pesquisadores, cientistas e até engenheiros da Nasa, alguns inclusive com indicações para o Nobel, o mais destacado prêmio de reconhecimento e valorização à educação, pesquisa e inovação da história.

O aperfeiçoamento tocou em questões cruciais principalmente para a tomada de decisões em elevados níveis de estresse. “A dinâmica do agronegócio, diante de um cenário de tantas transformações, novidades e envolvendo cifras astronômicas, é muito grande, por isso os gestores precisam ser cuidadosamente preparados para decidir com serenidade e sempre se pautando pela melhor escolha e resultados, diz Estivem.

Os inscritos tiveram a chance também de conhecer a sede de algumas das maiores empresas do Vale do Silício, o berço da tecnologia que há décadas mudam os rumos da humanidade. “É impressionante ver como as coisas funcionam por aqui. Como tudo é bem planejado, organizado e limpo”, ressalta o gerente de Filiais da Coopavel. Entre as empresas visitadas estiveram Apple, Google e Intel, que estão entre as líderes nas áreas de software e hardware.

Hypercubes

O grupo também conheceu startups que desenvolvem inovações para várias áreas do conhecimento. Uma das empresas em gestação que chamaram atenção foi a Hypercubes, que tem o brasileiro Fábio Teixeira como CEO. Ela construiu um satélite para coleta de dados em tempo real e é destinada às mais diversas culturas agrícolas. Esse é o único projeto dessa natureza, envolvendo um brasileiro e cientistas da Nasa, em desenvolvimento na atualidade.

Legenda 1: The UC-Berkeley Haas School of Business

Legenda 2: O gerente de Filiais, Estivem Pestana, representou a Coopavel no evento

Legenda: Estivem com o brasileiro Fábio Teixeira, CEO da Hypercubes

Crédito: Arquivo pessoal

Banco do Brasil Governo Federal