Caravana gaúcha conhece modelo de cooperação do Oeste do Paraná

Jean Paterno

Com seis das 20 maiores cooperativas agropecuárias brasileiras em seu território, o Oeste do Paraná é uma das referências desse método de união e trabalho no País. Esse diferencial atrai caravanas dos mais diferentes cantos, que vêm à região conhecer o sucesso de cooperativas que, juntas, movimentam mais de R$ 40 bilhões por ano e dão emprego a cerca de 50 mil trabalhadores.

Uma caravana de Cândido Godoy, Noroeste do Rio Grande do Sul, esteve recentemente em Cascavel para conhecer o abatedouro de aves da Coopavel. Sob medidas sanitárias rigorosas, os visitantes foram divididos em grupos para conhecer as principais estações do complexo. A recepção foi feita pelo gerente da área, Noraldino Borborema Filho. A Coopavel é uma das cooperativas mais antigas da região e tem a produção da proteína de frango como um dos pilares de suas atividades. Atualmente, essa produção vai para diversos países do mundo.

“Impressionante como a tecnologia e a força de trabalho dos funcionários se aliam para fazer com que uma fábrica desse tamanho funcione perfeitamente”, observou o presidente da Associação Comercial de Cândido Godoy, Cleudir Sturmer. Há muito tempo pessoas de posições de comando do município gaúcho ensaiavam organizar uma viagem em busca de novos conhecimentos. “Queríamos visitar outros lugares, ver outros sistemas de produção e saber mais da organização associativista e cooperativista”, disse Cleudir.

“Pudemos ver e aprender muitas coisas. Estamos entusiasmados com as possibilidades que temos para a nossa região”, acentua o vice-prefeito Mário Backes. Cândido Godoy é um município de 6,5 mil habitantes nacionalmente conhecido como a capital dos gêmeos. Lá, a média de nascimento de gêmeos é a maior do País.

A agricultura responde por 70% da economia do município gaúcho, com destaque para as culturas de soja, milho e pecuária de leite. A visita pelo interior de Santa Catarina foi nas cidades de São João do Oeste e em São Miguel do Oeste. Já no Oeste do Paraná, os gaúchos estiveram, além de Cascavel, em Cafelândia e Toledo.

Legenda: Divididos em três grupos, eles conheceram o frigorífico de aves
Crédito: Assessoria