Coopavel desenvolve ração inovadora a animais ordenhados com uso de robôs

Jean Paterno

A inovação está cada vez mais presente no cotidiano das atividades agropecuárias. Um dos desafios é desenvolver tecnologias que facilitem a execução das mais diferentes tarefas e oferecer soluções que possam, a partir dessas mudanças estruturais, garantir melhores resultados ao agricultor e ao pecuarista. Atenta a esse novo momento, a Coopavel, por meio dos setores de Pecuária e de Rações, acaba de desenvolver e lançar uma nova opção de alimentação animal.

A ração que chega ao mercado foi formulada especificamente para atender às necessidades de nutrição de animais que são ordenhados por robôs. Nas duas mais recentes edições presenciais do Show Rural Coopavel, a DeLaval, empresa europeia líder nesse tipo de tecnologia, apresentou o robô-ordenha e suas vantagens – a Lely é outra empresa que fabrica e comercializa robôs no Brasil. Desde então, cresce o número de pecuaristas que investem nesse equipamento. “O robô surge como alternativa também à falta de mão de obra especializada, que caiu muito nos últimos anos”, acentua o médico veterinário Jefferson Gazzi, do Departamento de Compras de Insumos Veterinários.

Ao perceber a nova dinâmica criada na ordenha dos plantéis com a ajuda da máquina – cada robô tem capacidade para ordenhar até 70 vacas -, a equipe técnica de rações da Coopavel, também com base na sua pesquisa, experiência e no depoimento de pecuaristas, desenvolveu uma formulação inovadora a partir de estudos iniciados em 2020. “Ela é própria para animais ordenhados por robôs, por isso leva o nome de Robotic Milk”, informa Jefferson.

As características dessa nova ração estão associadas a aditivos, nível de energia ajustado, aroma e qualidade de pellet – deixando com maior dureza sem prejudicar o consumo pelos animais. Mesmo utilizada há apenas dois meses por pecuaristas de cidades da região, os resultados alcançados são muito bons, principalmente em resposta de produtividade, qualidade do leite, entre outros.

Somente a Coopavel tem essa formulação, o que demonstra o interesse da cooperativa em avançar sempre para levar a melhor resposta e solução aos seus cooperados, destaca o presidente Dilvo Grolli. Pecuaristas de Cascavel, Nova Laranjeiras e Três Barras do Paraná, só para citar alguns que já investem na novidade, estão animados com os resultados e a cada dia é maior o número daqueles que buscam informações sobre as características e as vantagens da Robotic Milk.

O robô-ordenha da DeLaval, que foi apresentado na edição presencial de 2020 do Show Rural Coopavel

Crédito: Assessoria