Coopavel realiza ações de prevenção ao câncer

Destaques

17/10/2019

Publicado por Jean Paterno

Colaboradores de várias áreas da Coopavel participam, neste mês, de atividades relativas ao Outubro Rosa, que orienta sobre prevenção ao câncer. As ações estão ligadas à campanha do Inca (Instituto Nacional de Câncer) e são organizadas pelo setor médico da cooperativa.

A enfermeira do trabalho Giane Quinhones Dalla Costa informa que entre as atividades desenvolvidas estão exames de Papanicolau, de pele, mamografia e PSA. Também foi feita a aferição de sinais vitais e palestra sobre Doenças crônicas degenerativas. O assunto foi apresentado pela nutricionista Sabrine Zambiazi da Silva.

A Coopavel há anos realiza ações ligadas à prevenção a partir da medicina do trabalho e incorporou, com isso, atitudes de orientação ao câncer, a doença que ainda mais mata no Brasil e no mundo. “Quanto mais as pessoas souberem sobre ela e o que fazer para prevenir ou para detectar potenciais focos da doença precocemente, melhor”, segundo Giane.

Tema

Câncer de mama: juntos, sem medo é o tema da campanha que o Inca desenvolve em todo o território nacional em 2019. A finalidade das ações, que são diversas, é fortalecer recomendações do Ministério da Saúde para rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama. “Um dos desafios é orientar e mostrar os avanços da medicina e dos tratamentos para desconstruir o medo que grande parte das mulheres têm da doença”, diz a enfermeira Giane.

No Brasil, são registrados 59,7 mil casos de câncer de mama por ano, o que corresponde a 25% de todos os diagnósticos positivos da doença. O risco estimado é de 56 casos para cada grupo de cem mil mulheres. Uma das orientações do Inca é que as mulheres fiquem alerta a qualquer possível alteração nas mamas. O Instituto reforça solicitação também a gestores e a profissionais de saúde para que os encaminhamentos para investigação diagnóstica de casos suspeitos ocorram o mais rapidamente possível.

Legenda: Atividades de orientação e coleta de materiais para exames na área industrial da cooperativa

Crédito: Assessoria