Dia C: Coopavel e Credicoopavel estimam arrecadar 10 toneladas de donativos

Jean Paterno

Pensar no bem comum e no bem-estar coletivo são alguns dos compromissos do cooperativismo. A solidariedade é um dos instrumentos que o movimento emprega para estar ainda mais presente em suas comunidades. Uma dessas ações é o Dia de Cooperar, que há anos integra o sistema em todo o País com o objetivo de estender a mão ao próximo. O Dia C é o maior evento de solidariedade do cooperativismo brasileiro. No Paraná, o projeto acontece com a liderança do Sescoop, SomosCoop e Ocepar.

A Coopavel Cooperativa Agroindustrial é parceira na ação. Até o próximo dia 25 de junho, cooperados, colaboradores, clientes e fornecedores participam da arrecadação de donativos que serão entregues a instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. “A Coopavel fica feliz em participar de um trabalho solidário de tanto alcance. Gerar empregos, ampliar a distribuição de renda, fortalecer a economia do município e entorno e praticar a solidariedade integram os pilares de sustentação de um movimento de sucesso”, diz o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

Na região Oeste do Paraná, oito cooperativas são parceiras na realização do Dia C. São elas: Coopavel, Credicoopavel, Cresol, Cotriguaçu, Sicoob, Uniprime e Sicredi. Na edição mais recente, no ano passado, a Coopavel e a Credicoopavel conseguiram, juntas, arrecadar mais de oito toneladas de donativos, basicamente alimentos e materiais de higiene e limpeza. A expectativa agora é chegar à casa das dez toneladas, informa o gerente de Recursos Humanos, Aguinel Waclawovsky.

O que doar

As pessoas sensibilizadas pela campanha podem doar alimentos não perecíveis, sabão em pó e em barra, detergente, desinfetante, água sanitária, álcool 70%, desengordurante, luvas, máscaras descartáveis, esponjas, baldes, rodos e vassouras. Além desses itens, cada cooperativa doará R$ 800 para a aquisição de 500 aventais, 1 mil máscaras descartáveis triplas, 10 caixas de luvas com 100 unidades cada e 3 mil sacos de lixo com capacidade para 30 litros cada.

Na Coopavel, as doações podem ser feitas, até 25 de junho, nas filiais e indústrias da cooperativa e nas agências da Credicoopavel. No dia 29, o material será levado para a Cotriguaçu e então equipe especialmente designada fará a triagem. A entrega para as entidades acontecerá no dia 2 de julho.

As entidades que serão contempladas já foram escolhidas, informa Rosi Roscoz, colaborada da Unicoop, a Universidade Coopavel. São elas: Associação Pró-Renal (atende pacientes com doenças crônicas), ONG Iadas (auxilia pessoas em situação de vulnerabilidade social), Cáritas (tem mais de 800 famílias carentes que necessitam de doações) e Provopar (também atua com famílias necessitadas). A Secretaria de Assistência Social, que auxilia na entrega do material, é outra parceira do Dia C em Cascavel.

Crédito: Ilustração