Educação, formação e informação

Por Jean Paterno

O quinto dos sete princípios do cooperativismo é um dos mais valorizados em uma era de grandes mudanças. Ele se refere à educação, formação e informação das pessoas que, de uma forma ou outra, estão conectadas com o cotidiano cooperativista. Esse fundamento é tão forte na Coopavel que ela é a atual campeã brasileira de um prêmio dos mais cobiçados, do Anuário Brasileiro do Cooperativismo.

A Coopavel foi eleita em 2018 a melhor cooperativa do País no quinto princípio, feito diretamente associado à criação, há 19 anos, da Unicoop, uma universidade com a missão de disseminar conhecimentos para a produção sustentável, a relações de respeito entre homem e natureza e ao incentivo à saúde e qualidade de vida. “Com conhecimentos ampliados, os cooperados podem produzir mais, elevar a sua renda e viver melhor”, diz o coordenador da Universidade Coopavel, Antonio Augusto Putini.

Em conjunto com parceiros, entre eles o Sescoop, a instituição oferece um extenso leque de cursos, treinamentos e palestras a cooperados e a colaboradores. Os temas das capacitações e aperfeiçoamentos são os mais diversos, entre eles nas áreas de armazenagem, matemática financeira, mercado, gestão da propriedade e até de informática. “São conteúdos para o produtor rural, para a mulher do campo e também para os filhos, antenados principalmente às novas tecnologias”, diz Putini.

O prêmio do Anuário Brasileiro de Cooperativismo, elaborado pela MundoCoop, uma das principais publicações especializadas em agronegócio do País, traz grande repercussão à Coopavel. “Esse é um reconhecimento que mostra que estamos atentos às transformações que o mundo experimenta. Por meio da Unicoop, compartilhamos informações de qualidade para que o cooperado e a sua família possam viver com prosperidade, segurança e felicidade”, diz o presidente da cooperativa Dilvo Grolli.

Legenda: Há 19 anos, cursos sobre os mais diferentes assuntos são ofertados pela Unicoop a cooperados e a colaboradores da Coopavel

Banco do Brasil Governo Federal