Escola do Campo premiará alunos durante 31º Show Rural Coopavel

Por Jean Paterno

Doze alunos de escolas da rede municipal de ensino da região de abrangência da Coopavel vão receber prêmios durante o 31º Show Rural Coopavel. Os trabalhos deles foram escolhidos entre mais de 200 inscritos para a etapa de 2018 do projeto Escola do Campo, realizado há mais de 15 anos pela Unicoop (Universidade Coopavel) em parceria com Syngenta (material didático), Spraytech (premiação) e Abrinq, a Associação Brasileira de Fabricantes de Brinquedos.

Nessa edição, 90 escolas de cidades da região Oeste e Sudoeste, somando 1.993 alunos de quintas séries, participaram da parceria. Durante todo o ano eles receberam informações sobre preservação da natureza e recursos naturais e da importância da tecnologia para a produção sustentável de alimentos. “E os alunos estão muito mais atentos a essas demandas do que se imagina”, diz o coordenador da Unicoop, Antônio Augusto Putini.

Os professores envolvidos no projeto são, anteriormente ao debate dos temas em sala de aula, preparados por técnicos ligados à Universidade Coopavel. “A aceitação ao projeto é surpreendente, porque todos entendem o alcance de se preocupar e de também colaborar para a preservação do meio ambiente e dos seus recursos, que são finitos”, diz Putini. Todas as informações que os alunos recebem durante as aulas sobre o tema são, no fim dos encontros, sintetizadas em desenhos.

Com a colaboração da professora, eles fazem composições que mostram propriedades rurais com áreas agricultáveis, silos, moradias e até agricultores devidamente protegidos para a aplicação de agroquímicos. Ao mesmo tempo em que aprendem, as crianças compartilham essas informações em casa e com pessoas da sua comunidade e isso é muito importante para a conscientização sobre o tema, diz o coordenador da Universidade Coopavel.

Na etapa de 2018 cada um dos alunos com trabalhos escolhidos entre os 12 melhores será presenteado com um aparelho celular. Será entregue premiação também às professoras.

 

Show Rural Coopavel

O Show Rural Coopavel vai ser realizado em sua 31ª edição de 4 a 8 de fevereiro de 2019 em uma área de 720 mil metros quadrados em Cascavel, no Oeste do Paraná. Neste ano serão 520 expositores e a expectativa de visitantes é superior a 250 mil pessoas. O volume de recursos movimentados deverá ficar entre R$ 1,5 bilhão e R$ 2 bilhões. A principal novidade dessa edição é o Show Rural Digital, voltado a empresa de tecnologia e inovação.

Legenda: Conteúdos repassados durante o ano são então, no fim dos encontros, sintetizados em desenho. Os melhores são selecionados por um júri especialmente formado

Crédito: Assessoria

Banco do Brasil Governo Federal