Estande da Itaipu no Show Rural vai ter viagem virtual à usina

Por Divisão de Imprensa Itaipu Binacional

20170131am0227Quem passar pelo Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), uma das mais importantes feiras de tecnologia do agronegócio brasileiro, de 6 a 10 de fevereiro, vai poder fazer uma visita à usina de Itaipu sem sair do local. O passeio em realidade virtual à hidrelétrica, com a utilização de óculos 3V, será uma das principais atrações do estande da binacional, ao lado do trator movido a biometano, desenvolvido em parceria com a New Holland.

Dividido em dois ambientes 100% sustentáveis, o estande com 236 metros quadrados de área coberta mostrará ao público as ações desenvolvidas pela usina em diversas frentes. Com a utilização dos óculos especiais, os visitantes farão uma imersão à maior usina em geração de energia elétrica limpa e renovável do mundo. A realidade virtual possibilitará aos usuários a sensação de estar dentro de cada canto da hidrelétrica.

São quatro minutos de imersão na Itaipu. Tecnologia permitirá ao usuário fazer uma imersão à hidrelétrica.
São quatro minutos de passeio. Tecnologia permite ao usuário uma imersão à hidrelétrica.

O filme tem quatro minutos de duração e revela detalhes da obra considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno. Também estará disponível ao público no local um game que simula a operação da usina de Itaipu. O “Geração em Jogo” ensina a operar uma usina hidrelétrica a partir de critérios pré-estabelecidos, no caso, com as características da Itaipu.

O jogador pode interagir a partir de duas formas distintas: atuando nas unidades geradoras e no vertedouro. As unidades geradoras podem ser ligadas ou desligadas ou a geração pode ser aumentada ou diminuída. O jogador também poderá abrir e fechar as comportas do vertedouro para ajustar a vazão do reservatório.

O passeio em realidade virtual à hidrelétrica, com a utilização de óculos 3V, será uma das principais atrações do estande da binacional. (Crédito: Alexandre Marchetti/ Itaipu)
O passeio em realidade virtual , com a utilização de óculos 3V, será uma das principais atrações do estande (Crédito: Alexandre Marchetti/ Itaipu Binacional)

Haverá ainda uma promoção do Destino Iguaçu, que vai sortear uma hospedagem com tudo pago em um dos hotéis de luxo de Foz do Iguaçu, além de uma programação intensa sobre as atividades desenvolvidas pela Itaipu e parceiros, como o Cultivando Água Boa, reconhecido pelas Organizações das Nações Unidas como um dos mais importantes programas de proteção socioambiental.

Num outro ponto da feira, a usina vai apresentar as ações do Programa Oeste em Desenvolvimento em conjunto com diversos parceiros. A iniciativa é apoiada pela Itaipu Binacional.