Expresso Instituto Sicoob marca presença no Show Rural Coopavel

Por Sicoob Unicoob

O Expresso Instituto Sicoob tem feito sucesso no Show Rural Coopavel 2019. O ônibus adaptado e equipado com mesas, assentos, notebooks, televisores, impressora e acesso à internet, promoveu palestras gratuitas sobre Cidadania Financeira para os participantes do evento.

De uma maneira dinâmica, rápida e interativa, o palestrante Airton Bagli promoveu, nesta quarta-feira (6), um bate-papo sobre “Dívidas: causas, efeitos e soluções” com os participantes, que puderam acompanhar o material de apoio individual disponível nos computadores. De um modo geral a ação teve como objetivo simplificar e desmistificar a relação das pessoas com o dinheiro para que elas alcancem a Cidadania Financeira.

Um dos visitantes da feira, o técnico em agropecuária Dheison Surkamp está desempregado e, por isso, decidiu buscar orientação no Expresso. “O mais importante que aprendi hoje é a necessidade de se autoconhecer e se autogerenciar, pois preciso ter o controle das minhas atitudes para saber de onde vou partir e quais reflexos isso terá, não só na minha vida financeira, mas em outras áreas também.” Para ele, o aprendizado que adquiriu durante o Show Rural vai agregar muito na mudança de comportamento. “Vai contribuir para que eu consiga ter um melhor controle dos meus gastos, possibilitando transformar isso, em longo prazo, até mesmo em investimento”, completa.

O palestrante Airton Bagli, revela que durante o bate-papo foi possível identificar que, quando se fala em finanças, a principal questão ainda são as dívidas. “A principal causa de endividamento das pessoas ainda são os empréstimos realizados para pagar outras dívidas. Então, focamos nosso bate-papo nesse tema, proporcionando orientações, dicas de como pagar contas, investir e, principalmente, fazer um diagnóstico financeiro para não se endividarem novamente.”

Para o técnico em agropecuária Dheison Surkamp, a iniciativa do Instituto Sicoob de possibilitar orientação financeira vai totalmente na contramão do que se faz nos dias atuais. “É uma ideia até mesmo inusitada, pois em um ambiente como essa aqui do Show Rural, onde a maioria das pessoas e instituições buscam investimentos e gastos, o Sicoob tem uma iniciativa que mostra justamente o contrário, orientando as pessoas a gastarem o dinheiro de maneira consciente e correta.”

Se por um lado as orientações financeiras são boas para quem participa e aprende, para quem ministra a palestra não é diferente. “Estamos aqui vendendo uma oportunidade de mudança para que as pessoas possam sonhar por meio da educação financeira, que nada mais é do que a mudança de comportamento. Para mim, é recompensador poder ajudar e, de certa forma, proporcionar equilíbrio financeiro para elas”, confessa o palestrante Airton Bagli.

O Expresso Instituto está localizado ao lado do estande do Sicoob no Show Rural e, aqueles que querem conhecer a plataforma de estrutura móvel precisam apenas se dirigir ao local. O ônibus ficará no Show Rural até sexta-feira (8) e, além do bate-papo sobre Cidadania Financeira e oportunidade de conhecer o Expresso, quem visitar o estande do Sicoob também poderá aprender mais sobre cooperativismo, conhecer uma cooperativa mirim e o trabalho desenvolvido por elas. Para as crianças, ainda tem um espaço com desenhos e lições cooperativos para colorir.

Expresso Instituto Sicoob – O Expresso Instituto Sicoob é um ônibus adaptado e equipado com mesas, assentos, notebooks, televisores, impressora e acesso à internet. A plataforma de estrutura móvel de ensino é um projeto de livre acesso e tem como objetivo promover a igualdade à educação técnica de qualidade, por meio de uma educação inovadora e democrática.

Banco do Brasil Governo Federal