Instituto Sicoob: Cooperativa Mirim realiza intercooperação no Show Rural 2019

Por Sicoob Unicoob

Por meio da prática do cooperativismo, programa do Instituto Sicoob incentiva alunos a se unirem voluntariamente em busca da satisfação de anseios e necessidades econômicas, sociais e culturais

Coooperados da Cooperativa Mirim Cooten I, da cidade de Cascavel (PR), estão participando do Show Rural Coopavel 2019. Os alunos utilizam o espaço no estande do Sicoob para interagir com o público e falar sobre cooperativismo, mostrando o que eles têm aprendido e conquistado por meio do programa Cooperativa Mirim, desenvolvido pelo Instituto Sicoob. Além disso, também está ocorrendo uma exposição dos objetos de aprendizagem produzidos por eles no dia a dia da cooperativa mirim.

Para e especialista em Responsabilidade Social do Sicoob Credicapital e Pessoa de Apoio Estratégico (PAE) do Instituto Sicoob, Vanessa Mota, a participação na feira tem grande importância na formação das crianças. “Para esses futuros líderes é extremamente importante esse envolvimento em um evento de grande importância e repercussão nacional como é o Show Rural. Para eles está sendo um grande privilegio e uma excelente oportunidade para aprimorarem os conhecimentos e mostrarem o que estão fazendo e produzindo dentro do Programa Cooperativa Mirim.”

Os visitantes da feira que querem ver pessoalmente trabalho que a Cooten I desenvolve, e também conhecer mais sobre o Programa Cooperativa Mirim, podem visitar o estande do Sicoob no Show Rural.

Cooperativas Mirins – Cooperativa Mirim é uma metodologia desenvolvida pelo Instituto Sicoob em parceria com as cooperativas Sicoob locais. Se trata de uma associação de alunos que, sob a orientação de um professor orientador, se unem voluntariamente visando satisfazer anseios e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio da vivência e prática do cooperativismo. As cooperativas fundadas são dirigidas e coordenadas pelos próprios alunos e tem por finalidade o desenvolvimento de competências, hábitos e atitudes por meio de uma prática pedagógica que dissemina os princípios do cooperativismo, harmonizando-os aos interesses com a comunidade e obtendo responsabilidades sociais, morais e econômicas. Os alunos produzem trabalhos artesanais e dividem os resultados financeiros proporcionalmente entre os membros da cooperativa.

Banco do Brasil Governo Federal