Show Rural Coopavel 2022 07 a 11 de Fevereiro de 2022

Nutriagro conquista prêmio do SRI Inova Oeste em inovação de produtos

Jean Paterno

A Nutriagro, indústria de fertilizantes foliares da Coopavel criada há menos de dois anos, é uma das vencedoras da segunda edição do Prêmio Inova Oeste do SRI – Sistema Regional de Inovação, uma das estruturas líderes do ecossistema de inovação do Oeste do Paraná. O anúncio oficial dos ganhadores foi feito em evento, em Medianeira, dias atrás, o Link SRI, que reuniu empresas âncoras e startups. O prêmio é parceria com do SRI com Sebrae e Senai.

Com o fertilizante Salus Magis, a Nutriagro venceu na categoria Inovação de Produtos para Médias e Grandes Empresas – no total, o Inova Oeste conta com seis categorias. O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, reuniu profissionais da Nutriagro e das áreas de tecnologia e inovação da Coopavel, durante reunião do Conselho de Administração, para ressaltar a importância da conquista.

“A Nutriagro é uma empresa nova e que, atenta às inovações e às possibilidades que ela oferece, traz ao mercado soluções altamente eficientes e de excelente resultado aos produtores rurais”, afirmou Dilvo, citando a importância estratégica de uma coordenadoria de inovação recentemente criada que passa a apresentar soluções que levarão a Coopavel a um novo estágio em seu processo de crescimento. “Esse prêmio do SRI reafirma a condição da Coopavel de empresa inovadora”, define o coordenador de Projetos de Inovação Kleberson Hayashi Angelossi.

O fertilizante

O gerente da Nutriagro, Cassio Bassi, informa que o Salus Magis é da família dos protetores e indutores de resistência. O fertilizante nasceu avaliando outros ativos que algumas empresas de químicos adicionam às misturas de fungicidas para melhorar a aplicação dessa substância nas lavouras de trigo, milho e soja.

“Avaliamos como esses outros itens trabalhavam, quais eram as suas limitações, então conseguimos perceber que a maioria são itens de contato, com limpeza externa da folha. E o Salus Magis vem para potencializar a ação de fungicidas, mas fomos além”, informa Cassio. Outros fatores foram agregados ao fertilizante, como compostos salicílicos que ajudam no controle da regulação hormonal da cultura.

O fertilizante regula o equilíbrio da planta de dentro para fora. Ocorre então uma primeira ação externa, com higienização e sanitização, e a partir disso a planta começa a absorver os nutrientes para que a partir do seu interior consiga se manter mais sadia, vigorosa e uniforme. O Salus Magis, que apoia a planta em seus processos metabólicos, tem adicionais de nutrição, a exemplo do nitrogênio que contribui na penetração desses itens na folha e é um macronutriente fundamental a todas as cadeias da planta.

O fertilizante premiado no Inova Oeste conseguiu unir nutrição, tecnologia de regulação hormonal e produtividade. Em áreas de trigo nas quais ele foi usado, na região de abrangência da Coopavel, a produtividade média foi incrementada entre 15 e 25 sacas por hectare.

Outra característica do produto: ao fazer a planta aproveitar ao máximo a genética produtiva há avanços ambientais. O Salus Magis tem doses menores e junto aos fungicidas melhora performance exigindo menos aplicações, com redução de impacto nessas áreas.

Segundo o agrônomo da Nutriagro Jhonatas Alves Ribeiro, os trabalhos a campo mostraram que o Salus Magis traz incrementos importantes em enraizamento e em sua atuação de inumo-estimulação na defesa da planta.

Dilvo com profissionais da Nutriagro e da área de inovação da Coopavel
Banco do Brasil Governo Federal