O domínio dos drones da UPL Flying Arena

Por Jean Paterno

Legenda: Arena permite demonstrar drones, rovers e veículos elétricos

Drones e pequenos robôs despertam atenções e alimentam a imaginação de visitantes do Show Rural Digital, uma das atrações do 32º Show Rural Coopavel, que acontece até esta sexta-feira, 7, em Cascavel, no Oeste do Paraná. Uma arena de 2,2 mil metros quadrados, a UPL Flying, foi construída para abrigar demonstrações e testes de máquinas dotadas com o melhor da tecnologia para aplicação agrícola.

A inovação está a cada dia mais presente no agronegócio e com a arena é possível mostrar com ela contribui para intensificar ainda mais a execução de tarefas e resultados no campo, diz o coordenador geral do SRD, José Rodrigues da Costa Neto. Alguns dos equipamentos mapeiam o solo e permitem leituras apuradas para aplicações dirigidas e eficientes de agroquímicos. “As vantagens são inúmeras, mas principalmente trazem economia, evitam aplicações em áreas desnecessárias e reduzem possíveis impactos’, diz Neto.

Um dos veículos apresentados foi o rover, ou agrobot, desenvolvido em parceria pela Unioeste, campus de Foz do Iguaçu, e o Parque Tecnológico Itaipu. É um robô multiplataforma para agricultura de precisão usado em diferentes configurações, mas principalmente como pulverizador. A plataforma é automatizada e programada para receber uma missão.

A área de testes e demonstrações é protegida por cerca de três metros de altura. O público assiste a tudo do lado de fora, com total segurança. “Pela primeira vez tenho a oportunidade de ver um drone de perto e em voo. Estou maravilhado, porque essas máquinas passam a influenciar fortemente as nossas vidas”, disse o agricultor Luiz Herculano, que esteve no Show Rural Coopavel nesta semana. Participam das demonstrações a Netword Agro, o PTI (Parque Tecnológico Itaipu) e a Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel).

Crédito: Assessoria

Banco do Brasil Caixa Governo Federal