Show Rural Coopavel 2023 06 a 10 de Fevereiro de 2023

Ocepar e Sescoop capacitam conselheiros de cooperativas

Jean Paterno

Cerca de 50 pessoas ligadas a cooperativas em atividade na região Oeste do Paraná acabam de participar de um curso de formação de conselheiros fiscais. Coordenado pela Ocepar e Sescoop, o treinamento foi realizado no auditório da Casa Paraná Cooperativo, no parque que desde 1989 recebe o Show Rural Coopavel.

Os conteúdos foram repassados pelo analista técnico da área de Monitoramento do Sescoop, Emerson Barcik, e por Humberto César Bridi, do setor de Cooperativismo do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo. A abertura dos trabalhos foi feita pelo presidente da Coopavel Cooperativa Agroindustrial, Dilvo Grolli. Ele falou da importância da integração horizontal do cooperativismo.

Módulos

Os módulos da capacitação, trabalhados por dois dias, abordaram sobre cooperativismo, doutrina e filosofia do movimento, governança, legislação e atuação do Conselho Fiscal. Os participantes tiveram acesso também a informações sobre contabilidade das cooperativas, análise de indicadores de gestão e instrumentos práticos do Conselho Fiscal.

“Essas informações são úteis para que o conselheiro tenha habilidades de análise e entenda, com profundidade, a importância do seu papel no cotidiano da cooperativa”, diz Humberto César Bridi. O curso de formação de conselheiros fiscais é anual e obrigatório a quem quiser, um dia, participar do Conselho Fiscal da cooperativa à qual está integrado.

Legenda: O curso com duração de dois dias foi realizado no auditório da Casa Paraná Cooperativo. Abertura foi com o presidente Dilvo
Crédito: Assessoria
Banco do Brasil Governo Federal Caixa