One Agro elege Coopavel como exemplo em responsabilidade social

Por Jean Paterno

Syngenta entrega em evento em Campinas premiação de concurso nacional que ressalta o trabalho de empresas que são modelo no agronegócio

A Coopavel foi uma das sensações de evento que anunciou e entregou prêmios aos vencedores da edição de 2019 do One Agro, evento de grande repercussão realizado pela Syngenta, uma das maiores empresas do agronegócio no mundo. Centenas de pessoas do setor participaram da cerimônia, entendida pela Syngenta como uma forma de unir líderes para um bem comum, um compromisso para o futuro e para a prosperidade do agronegócio brasileiro.

Realizado no Royal Palm Hall, em Campinas, o One Agro contou com a presença de diretores mundiais da Syngenta, entre eles o presidente Erik Fyrwald. Erik entregou ao presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, e ao gerente de Filiais, Daltro Estivem Pestana, prêmio na categoria Responsabilidade Social. “Esse é um reconhecimento dos mais relevantes, porque evidencia o nosso compromisso com a essência do cooperativismo, que é de unir, produzir, gerar empregos, oportunidades e qualidade de vida”.

São inúmeras as ações de responsabilidade social desenvolvidas pela Coopavel, que em dezembro chega aos seus 49 anos de atividades. Entre eles estão a criação da Unicoop (Universidade Coopavel) com a finalidade de multiplicar e compartilhar conhecimentos para melhorar a produtividade, a relação do homem com o meio ambiente e também promover avanços na qualidade de vida dos produtores e colaboradores. A cooperativa há anos participa do Escola do Campo, parceria que leva informações sobre agricultura sustentável a alunos de quinta série.

O Água Viva, desenvolvido há 14 anos, protege 12 mil fontes de água com a recuperação de 160 milhões de litros. O projeto da Coopavel virou modelo em vários estados brasileiros e no exterior. Outra ação de responsabilidade social que levou a cooperativa a conquistar o prêmio da One Agro é o de recolha e reciclagem de cem toneladas de resíduos anualmente produzidos no Show Rural Coopavel, um dos três maiores eventos de disseminação de inovações e novas tecnologias para o campo no mundo.

O gerente Estivem Pestana considera que o reconhecimento da Syngenta aos programas de responsabilidade social da Coopavel dizem muito sobre como a cooperativa se porta. “Essa é uma prova de que estamos no caminho certo, de produzir de olho na sustentabilidade, em oportunidades de emprego e renda e em levar qualidade de vida à região alcançada pela cooperativa. Todos estamos muito felizes com esse prêmio”. De acordo com o CEO Erik Fyrwald, o One Agro permite enaltecer empresas e cooperativas que fazem a diferença no cenário agro brasileiro e também àqueles que marcaram época com suas histórias de pioneirismo.

Legenda: Diretores da Syngenta e da Coopavel durante a entrega da premiação

Os vencedores

Categoria: Responsabilidade Social

Vencedor: Coopavel

Categoria: Digital

Vencedor: SLC

 Categoria: Inovação

Vencedor: Coopercitrus

Categoria: Gestão de Negócio

Vencedor: Agrojangada

Categoria: Empreendorismo

Vencedor: Francisco Sergio de Assis

Categoria: Liderança Feminina

Vencedores: Margot Schneider, Carine Schneider e Caroline Schneider

Sustentabilidade e produtividade

Durante a abertura do One Agro, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, destacou a importância do agronegócio para a economia brasileira, afirmando que o País é uma potência mundial e que “a sustentabilidade pode andar com a produtividade”.
“O agronegócio produziu, nos últimos 40 anos, quando o Brasil era mero importador de alimentos, 346% mais com apenas 33% de aumento da sua área. Isso é produzir de maneira eficiente e inovadora”, destacou a ministra Tereza Cristina.

A imagem distorcida e equivocada de que o “Brasil entrega produtos de má qualidade, como se isso fosse verdade” não deve ser tolerada, afirmou a ministra, ao parabenizar a realização do One Agro. O Ministério da Agricultura é parceiro nessa cruzada de melhorar a imagem do agronegócio perante a sociedade brasileira e o mundo”.
O One Agro é considerado o maior evento do agronegócio no Brasil. Entre os presentes, estiveram produtores, distribuidores, autoridades, pesquisadores e outros integrantes da cadeia de valor, que juntos representam 40% do PIB agrícola brasileiro e um terço de toda a área plantada no país. Entre os temas que debatidos no evento estiveram sustentabilidade na agricultura, uso de novas tecnologias e novas formas de financiamento.

Compromisso One Agro 2019

Abaixo, alguns pontos de carta-compromisso apresentada durante o evento com a presença de líderes dos mais diversos segmentos do agronegócio

Nós, líderes do agronegócio – representantes de empresas privadas, públicas, de pesquisa e extensão, de universidades, de associações, sindicatos, cooperativas, distribuidores, revendas, entre outras organizações – escolhemos o Brasil que dá certo.

– Respeitamos e valorizamos nossa história e tudo o que fizemos até aqui, mas estamos em um novo momento: enxergamos o negócio de forma profissional como empreendedores e empresários agrícolas, de todas as dimensões (pequenos, médios e grandes). Continuaremos trabalhando juntos, contribuindo para o crescimento do Brasil.

– Apoiamos a aprovação das reformas estruturantes (previdência, tributária, transporte, trabalho, entre outros) fundamentais para o retorno da confiança, dos investimentos e a redução do desemprego. – Apoiamos também as reformas microeconômicas que facilitem o ambiente de negócios, arejando e estimulando o setor privado.

– Continuaremos trabalhando para expandir a produção brasileira de forma sustentável, extraindo mais valor das imensas áreas hoje utilizadas de forma incompleta para, assim, abastecer com alimentos de alta qualidade e preço competitivo a população de todo o mundo, bem como com etanol, biodiesel, bioeletricidade e outros.

– Extrairemos da ciência e da tecnologia seu melhor, buscando na agricultura de precisão e na genética de ponta soluções efetivas para a preservação ambiental e a produção sustentável. Para isso, precisaremos, cada vez mais, fortalecer nosso sistema de pesquisa e inovação, tanto público como privado.

– Por meio de uma comunicação transparente e efetiva construiremos uma nova narrativa para o agronegócio, mostrando à população que trazemos soluções, não geramos problemas.

– Buscaremos fortalecer a economia circular, com interligação das cadeias produtivas (subprodutos de uma como insumo de outra) e a integração de lavoura, pecuária e floresta.

Sobre a Syngenta

A Syngenta é uma empresa líder no segmento agrícola que trabalha pela segurança alimentar mundial, permitindo que milhões de agricultores façam melhor uso dos recursos disponíveis. Por meio da ciência e de soluções de cultivo inovadoras, nossos 28 mil funcionários em mais de 90 países estão trabalhando para transformar a maneira como os cultivos são desenvolvidos. Estamos empenhados em recuperar terras à beira da degradação, promover a biodiversidade e revitalizar comunidades rurais.

 

Banco do Brasil Governo Federal