Parceria com a FAG envolve 46 gestores da Coopavel em capacitação de liderança

Jean Paterno

Duas turmas com 46 alunos acabam de receber seus certificados de participação no Programa de Desenvolvimento de Líderes. Organizado pela Coopavel, por meio da Unicoop em parceria com a FAG (Faculdade Assis Gurgacz), Sescoop e Academic Ventures, a capacitação começou em junho do ano passado e terminou nesta sexta-feira, 8 de julho. O encontro final aconteceu no auditório do Bloco 1 e contou com as presenças do presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, e da FAG, Assis Gurgacz.

Dilvo disse que uma das missões mais valorizadas do líder é saber inspirar. “E é isso o que a Coopavel, além de produzir alimentos com sustentabilidade, procura fazer: inspirar seus cooperados, colaboradores e parceiros a serem melhores a cada dia. Vi pessoas aqui com forte espírito de equipe e liderança, profissionais que, certamente, vão caminhar para postos de comando e de decisões na empresa”, afirmou o presidente. Assis contou uma história que remonta uma amizade de mais de 60 anos com Dilvo. “Tínhamos crianças pequenas em casa e era o Dilvo, todo dia bem cedo, que trazia o leite. Trabalho e determinação é o combustível do sucesso”, afirmou ele.

A professora Josefa Moreno, gerente de Marketing da FAG, lembra que a parceria de capacitações com a Coopavel já acontece há quatro anos. “O foco é ouvir e desenvolver uma grade que atenda efetivamente as necessidades de cada um dos setores da cooperativa”. Nessa parceria em específico, de acordo com a professora, os conteúdos foram centrados em liderança, projetos, processos e inovação. As informações foram repassadas por professores da faculdade em encontros mensais. Os alunos aprenderam também a elaborar plano estratégico, de economia e mercado e financeiro. A última etapa do treinamento foi a elaboração de um projeto inovador para dar solução a algum problema identificado em sua filial.

A capacitação integrou subgerentes, agrônomos e técnicos das filiais da Coopavel – a cooperativa tem 34 unidades em 23 municípios do Oeste e Sudoeste do Paraná. “Esse trabalho agregou muito a esses colaboradores, porque percebeu-se, ao longo dos encontros, a motivação, a unidade e a vontade de desenvolver e de aprender de cada um”, observa o gerente de Filiais Oeste, Altair Garcia. As propostas apresentadas na etapa de encerramento vão agora, internamente, ser analisadas para, a partir de sua viabilidade, ser desenvolvidas e colocadas em prática.

Legenda 1: Assis Gurgacz e Dilvo Grolli durante a cerimônia
Legenda 2: Formandos, professores e diretores das duas instituições
Legenda 3: A formatura das duas turmas aconteceu no auditório do Bloco 1 da faculdade
Crédito: Assessoria