Show Rural Coopavel 2023 06 a 10 de Fevereiro de 2023

Pecuária traz inovações ao 34º Show Rural Coopavel

Jean Paterno

Uma das maiores novidades pecuárias neste ano é o pavilhão de ovinos, que já no primeiro dia do 34º Show Rural Coopavel chamou a atenção dos visitantes. A área conta também com várias raças de bovinos. “Temos hoje, bovinos de corte para venda com animais das raças Angus, Brangus, Canchim, Purunã, Nelore, (um exemplar de Nelore Pintado), Tabapuã, Jersey e Senepol”, diz o médico veterinário da Coopavel, na unidade de Corbélia, Alan Osvino Welter.

São mais de 300 animais em exposição e comercialização. Outra novidade são os estandes exclusivos: um para a rações Coopavel, um para a suinocultura e um para assistência técnica de bovinos de leite e de corte, onde são comercializadas rações, minerais e outros produtos com os quais a Coopavel trabalha.

Alan explica que as expectativas do setor são muito boas, levando em conta que grande parte dos últimos eventos, como feiras, exposições e leilões ocorreram de forma on-line devido à pandemia. “O produtor gosta desse contato, dessa conversa olho a olho, gosta de ver os animais pessoalmente”, afirma o médico veterinário.

Como os custos para a produção pecuária têm aumentado, o objetivo do Show Rural Coopavel é trazer eficiência. O mercado de bovinos traz a expectativa de um ano promissor. “O mercado interno está comprando bem e as exportações estão altas, então esperamos que seja um ano excepcional, mesmo com o custo de produção elevado”, afirma Alan. O objetivo são produtores cada vez mais técnicos e conseguindo produzir uma arroba mais barata e mais eficiente em menos tempo.

Com relação aos ovinos, o objetivo do setor pecuário do Show Rural, ao trazer um pavilhão exclusivo para esses animais, é contribuir para fomentar esse mercado. “É um setor que tem muito a crescer e acreditamos que com esse fomento o setor cresça ainda mais em regiões do Paraná”, observa o coordenador da área pecuária, o zootecnista Rozimbo Júnior Magro.

Comercialização

Parte dos animais do setor pecuário estão disponíveis para compra. A negociação é feita diretamente entre proprietários, gerentes ou responsáveis da fazenda e compradores. “A qualidade genética dos animais expostos nos pavilhões da pecuária mostra o quanto esse segmento tem avançado e o Show Rural Coopavel tem o compromisso de contribuir no repasse e compartilhamento de tecnologias e inovações”, diz o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

Legenda: Em parceria com Ovinopar e Arco, pela primeira vez Show Rural recebe ovinos de dez raças

Legenda: Animais de 12 raças de bovinos estão em exposição no evento

Crédito: Assessoria

Banco do Brasil Governo Federal Caixa