Pessoal: RH da Coopavel atualiza descrição de cargos e de postos de trabalho

Jean Paterno

A gestão de pessoas é uma das atribuições mais importantes para o êxito de qualquer empresa. Na Coopavel, o tema é tratado com o máximo de zelo e profissionalismo. Sempre atenta à atualização de leis, normas e exigências, a cooperativa se moderniza para alcançar os melhores resultados. Uma das novidades mais recentes é do início deste ano com a elaboração de um plano para a atualização das descrições de cargo por posto de trabalho.

A colaboradora Claudia Luciana da Rocha, da área de Gente & Gestão, lembra que toda atividade dos processos da função tem início com a descrição de cargos e definição dos postos de trabalho. Esse é um requisito necessário para definir o Quadro de Lotação de Pessoal e serve de base para recrutar e selecionar a pessoa certa para o lugar certo. Também possibilita avaliar competências corporativas, proporcionar treinamentos para à melhoria do desempenho e criar trilhas de carreira para orientar o crescimento e desenvolvimento dos funcionários.

A atualização das descrições de cargo por posto de trabalho contou com assessoria especializada da AV (Academic Ventures Consultoria).

A área de DHO desenvolveu então um projeto-piloto descrevendo os cargos e postos de trabalho do Departamento de Recursos Humanos, concluído e validado em março. “Com o modelo-piloto em mãos, elaboramos um cronograma de trabalho para a realização das descrições de cargo em todas as Unidades Organizacionais da Coopavel”, diz Claudia.

O cronograma foi dividido em quatro grupos: filiais do complexo industrial de Cascavel; áreas anexas aos matrizeiros, incubatório, UPL I e II, Fábrica de Fertilizantes; filiais de insumos e grãos região Sul e Sudoeste, e Sede e seus Departamentos. Uma norma interna foi elaborado para informar sobre a metodologia empregada para fazer as descrições de todos os postos de trabalho ativos. Segundo Claudia, esse material é disponibilizado via e-mail para o gerente da unidade (filial) – os gerentes e líderes de setor também foram informados por meio de reunião de start de projeto, contribuindo com a construção e o desdobramento das atividades.

Diversas etapas técnicas e de ajustes foram realizadas para que o material atendesse à expectativa dos envolvidos. O manual traz também ocorrências encontradas nos atuais postos de trabalho e consequentemente o ajuste necessário. Em maio, os trabalhos aconteceram no Moinho de Trigo e em julho chegaram ao frigorífico de suínos. Agora, os trabalhos começam no frigorífico de aves.

Benefícios

De acordo com o gerente de Recursos Humanos da Coopavel, Aguinel Waclawovsky, os principais benefícios da nova descrição de cargos e postos de trabalho são manter os trabalhos em constante atualização, visando a atender aos projetos em atuação, bem como os novos projetos que estão em fase desenvolvimento. “Todo trabalho de modernização é bem-vindo, porque contribui para avanços a uma estrutura voltada a bem atender aos cooperados e levar oportunidades à comunidade”, diz o presidente Dilvo Grolli.

O gerente de RH, Aguinel Waclawovsky
Cláudia Luciana da Rocha, da área de Gente & Gestão da Coopavel

Crédito: Assessoria