Show Rural Coopavel 2023 06 a 10 de Fevereiro de 2023

Programa de engajamento de pessoas passa integrar a fábrica de fertilizantes

Jean Paterno

A área de recursos humanos da Coopavel está entre as que mais novidades têm implementado nos últimos anos ao cotidiano da cooperativa. A finalidade dessa postura é acompanhar tendências inseridas no dia a dia das mais diferentes corporações pelo mundo que, diante de um amplo conjunto de ações, valorizam e dão voz e oportunidades para os seus colaboradores. “E os resultados dessa metodologia e dessas inovações no setor de pessoal têm sido muito bons”, observa o presidente da cooperativa, Dilvo Grolli.

Um dos programas mais recentemente implementados é o de Engajamento de pessoas, que agora chega também à fábrica de fertilizantes. “Estamos muito felizes, porque a gerência da unidade nos convidou para colocar a novidade em prática. Esse é um reflexo positivo da performance dessa ação por onde ela já passou e está em consolidação”, diz a coordenadora de Geste e Gestão Claudia da Rocha. O frigorífico de suínos foi a primeira das unidades da Coopavel integradas ao programa. Depois vieram o moinho de trigo, o matrizeiro e incubatórios e mais recentemente o frigorífico de aves.

Por meio de novos hábitos e atitudes, focadas na valorização e na contínua busca por um ambiente de trabalho ainda mais acolhedor e produtivo, há a obtenção de inúmeros benefícios para a empresa. Entre eles estão a diminuição da rotatividade (entrada e saída de funcionários), redução do absenteísmo (ausência dos colaboradores no ambiente de trabalho, atrasos e faltas) e maior engajamento de todos em ações de interesse coletivo da corporação. Claudia explica que o Programa de Engajamento de Pessoas, que consumiu tempo considerável para ser elaborado e aprimorado, conta até com a figura de padrinhos, ou seja: pessoas designadas para, a partir de suas experiências e vivências, acompanhar e auxiliar a carreira e a ascensão profissional dos funcionários.

Legenda: Início das atividades do programa na Fábrica de Fertilizantes: presença de líderes da área industrial
Crédito: Assessoria
Banco do Brasil Governo Federal Caixa