Show Rural Coopavel 2023 06 a 10 de Fevereiro de 2023

Projeto aprimora a gestão do quadro de vagas da Coopavel

Jean Paterno

A Coopavel tem a inovação no seu DNA. Desde o início de suas atividades, há 51 anos, a cooperativa emprega os mais sofisticados recursos para dar eficiência e dinâmica aos seus mais diferentes processos. Uma das novidades mais recentes é a implantação do Quadro de Vagas da Coopavel, levando ainda mais qualidade, agilidade e assertividade às tarefas das áreas de negócios e de Gente & Gestão.

“Somos uma cooperativa inovadora e essa característica contribui muito para que estejamos entre as 15 maiores do Brasil”, diz o presidente Dilvo Grolli. Ele lembra que levar assistência técnica de qualidade foi um passo fundamental para melhorar o desempenho das propriedades agrícolas, medida potencializada com o Show Rural Coopavel, a partir de 1989, que permitiu colocar as novas tecnologias e conhecimentos para o campo em contato direto com o produtor.

O projeto Quadro de Vagas da Coopavel começou a ser elaborado em outubro, informa Claudia Luciana da Rocha, do departamento de Gente & Gestão da cooperativa. “Nesses meses todos foram muitas horas de estudos e treinamentos para o entendimento do módulo Quadro de Vagas no Sistema Sênior. Tivemos trocas de informações com as áreas de negócios para entender a rotina empregada quanto à gestão do quadro de vagas”, observa Claudia.

A proposta era, com uso das ferramentas tecnológicas mais inovadoras, automatizar o quadro e então administrá-lo ainda com mais eficiência por meio do módulo sênior denominado QL (Quadro de Lotação). A finalidade, segundo Claudia, é levar autonomia para as áreas de negócios, aprimorando e profissionalizando o setor com agilidade, autonomia e segurança na gestão da informação para a Coopavel.

Com a fase inicial cumprida, o passo agora é implantar o projeto-piloto na área de Recursos Humanos/Administração Central. O Quadro de Vagas foi dividido em três etapas: implantação do Quadro nativo (primeiro semestre de 2022), Orçamento de pessoal (segundo semestre de 2022) e Revisão e análise individual por posto de trabalho versus faturamento/produção (primeiro semestre de 2023).

O que é?

O gerente de Recursos Humanos da Coopavel, Aguinel Waclawovsky, informa cria-se com essa ação um mecanismo para administrar o saldo de vagas dos postos de trabalho permitindo a movimentação de pessoas por meio do incremento delas, das substituições por transferências ou ainda pela diminuição do quadro de lotação, bem como administrar custo real com pessoal.

“É um grande desafio desenvolver um projeto dessa relevância e magnitude. Por isso, todas as etapas são avaliadas com regularidade a fim de revisar com muito cuidado cada passo, podendo assim junto à área de Gente & Gestão elaborar estratégias para que a ferramenta possa ser utilizada com o máximo de eficiência e efetividade”, diz Aguinel.

O objetivo da Coopavel é que esse instrumento seja um aliado à gestão na tomada de decisões de curto, médio e longo prazos, bem como construir um legado para análise e tomada de decisão assertiva, pontua Claudia Luciana da Rocha.

Legenda: Aguinel Waclawovsky é gerente de Recursos Humanos da Coopavel
Crédito: Assessoria
Banco do Brasil Governo Federal Caixa