Show Rural Coopavel 2022 07 a 11 de Fevereiro de 2022

Robô que alimenta suínos é apresentado a criadores do Oeste do Paraná

Jean Paterno

Um robô desenvolvido para alimentar suínos em granjas, já considerado uma das grandes revoluções da história da atividade no Brasil, vai ser apresentado a técnicos e a produtores rurais de Cascavel e região neste mês de novembro. A empresa que desenvolveu a tecnologia, a Roboagro, de Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), traz um contêiner criado para simular as atividades que o equipamento desenvolve no interior das pocilgas.

Os interessados em conhecer mais sobre a tecnologia puderam vê-la em ação nesta semana em Sede Alvorada. Em Cascavel ela será apresentada na área que de 7 a 11 de fevereiro de 2022 será realizada a 34ª edição do Show Rural Coopavel, e em Três Barras do Paraná de 16 a 18. “Essa é uma ótima oportunidade para ter contato com uma novidade que desperta bastante interesse dos criadores de suínos, principalmente por aliar facilidades ao cotidiano na propriedade com recursos de tecnologias que poderão melhorar ainda mais o desempenho na granja”, destaca o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

O robô alimentador de suínos foi desenvolvido há oito anos pela empresa gaúcha e os primeiros exemplares começaram a chegar à área de abrangência da Coopavel há poucos meses. A família do produtor rural e suinocultor João Alberton, de Três Barras do Paraná, é uma das primeiras a se integrar à atividade por aqui. “E os resultados até agora são muito bons”, afirma João, que recebe criadores interessados em conhecer mais, na prática, sobre o funcionamento da máquina. E com o contêiner, que estará de 9 a 11 em Cascavel, os interessados poderão ver à simulação do que realmente acontece nas granjas, acentua o médico veterinário Gustavo Bernart.

Otimização

Há inúmeras vantagens com a implantação do sistema na propriedade, segundo o diretor da Roboagro Giovani Molin: “Nossa intenção sempre foi tirar das costas do produtor e de sua família um imenso fardo de, religiosamente, 365 dias por ano, ter que alimentar os animais de quatro a cinco vezes por dia. Quem faz isso agora é o robô, que dotado de tecnologias sofisticadas traz informações importantes para potencializar a administração do negócio. “Em vez de tratador, o suinocultor vira, de fato, um gestor do seu negócio”, diz Molin.

Com as informações disponibilizadas há potencialização da atividade, com ganhos à propriedade e à cadeia produtiva, além da redução de custos. O equipamento é motorizado e a sua configuração permite a operação de forma autônoma. O robô alimentador de suínos vai ser uma das atrações do Show Rural Coopavel, uma das três maiores mostras de inovações e de tecnologias para o campo no mundo. Outras informações podem ser conseguidas pelo telefone (54) 99638-7298.

O robô alimentar existe há oito anos e já são mais de 800 os espalhados pelo País

Crédito: Assessoria