Show Rural Digital ainda potencializa resultados

Por Jean Paterno

Sensação do 31º Show Rural Coopavel realizado em fevereiro, o Show Rural Digital segue movimentando a área da tecnologia e inovação de Cascavel e região. Há vários desdobramentos que comprovam o sucesso de um evento que insere a feira de novos conhecimentos para o agronegócio de maneira definitiva no mundo digital, diz o coordenador do SRD José Rodrigues da Costa Neto.

Um encontro realizado dois meses e meio depois do encerramento da primeira edição atualizou as novidades sobre o Show Rural Digital. “Várias coisas boas aconteceram nessas dez semanas. Isso deixa todos animados e ainda mais focados na organização do próximo, para o qual já temos grandes ideias e perspectivas”, afirma Neto. A primeira edição contou com a participação de 116 empresas, muitas delas referências mundiais em suas áreas, como Microsoft, HPE, Totvs, Huawei, Aruba, Cisco e outras.

SRI

Uma das boas notícias para a Coopavel, cooperativa que organiza o Show Rural, é que ela acaba de ser integrada ao SRI, o Sistema Regional de Inovação. O órgão é formado por várias empresas e empreendimentos com foco em tecnologias e tem por missão refletir sobre o futuro da inovação no Oeste do Paraná. Outro bom retrospecto, segundo Neto, é quanto à participação de empresas na edição de 2020.

“Muitas que participaram já confirmaram presença, muitas que havíamos contatado e não vieram disseram que estarão presentes no próximo e outras que sequer conhecíamos nos procuram para dizer que virão para o Show Rural Digital do ano que vem. Estamos animados com as possibilidades que esse evento abre para Cascavel e região”, afirma José Rodrigues da Costa Neto. “Todo o ecossistema de inovação do Oeste foi, de algum modo, impulsionado e impactado pelo evento, e isso nos deixa muito otimistas”.

Equipes

O hackathon foi um dos principais eventos do Show Rural Digital. Dez equipes participaram e todas experimentam os efeitos positivos pós-maratona. “Estamos surpresos com alguns dos relatos que ouvimos na recente reunião de avaliação, o que demonstra a força e a importância que a tecnologia e a inovação alcançam na atualidade”, diz o gerente de TI da Coopavel e um dos idealizadores do SRD, Rogério Aver.

Os relatos das equipes informam sobre indicações, solicitações de orçamentos de produtos, ampliação de network, fechamento de projetos, correção de trabalhos, confirmação de projetos (venda de aplicativos), profissionalização da empresa (definição de funções especificadas a cada um dos membros-participantes), convite para participação em outros eventos de tecnologia, elaboração de novos aplicativos, pré-contratos com instituições de ensino, participação em concursos e prêmios de inovação.

A equipe vencedora do desafio, a Avetop, chegou a ganhar duas bolsas de estudos para o curso de Engenharia de Software da FAG e outras duas de mestrado na área de Armazenamento de grãos da Unioeste. Outras foram convidadas a aderir ao Sistema Regional de Inovação, ao Iguassu Valley e ao Encontro de Startups organizado pelo Acic Labs. Há ainda casos de equipes que, mesmo durante o hackathon, receberam a oferta de ajuda financeira de investidores. A viagem ao Vale do Silício, nos Estados Unidos (prêmio à equipe vencedora) será cumprida no último trimestre de 2019.

Legenda: O Show Rural Digital foi realizado em um espaço de 2,8 mil metros quadrados especialmente formatado para abrigar empresas de inovação e tecnologia

Crédito: Assessoria

Banco do Brasil Governo Federal