Show Rural Digital: Equipe que venceu o hackathon embarca à Califórnia no sábado

Por Jean Paterno

Legenda: Integrantes da Avetop, com diretores da Coopavel, do Banco do Brasil e de outras entidades e parceiros

Os cinco integrantes da Avetop, equipe que venceu o primeiro hackathon do Show Rural Digital, a grande atração do 31º Show Rural Coopavel, embarcam no sábado, 30, em direção aos Estados Unidos. Eles vão cumprir agenda de uma semana no Vale do Silício, na Califórnia, o mais rico e bem-sucedido entre os 50 estados da principal potência econômica mundial.

Acompanhados de coordenadores do SRD, os jovens terão a chance de conhecer a sede de algumas das empresas mais inovadoras do planeta. Lá, também participarão de treinamentos e mentorias. “Serão envolvidos em inúmeras atividades, tudo para que possam aprimorar ainda mais as suas competências e habilidades”, diz o coordenador do Show Rural Digital, José Rodrigues da Costa Neto. O retorno ao Brasil está previsto para o dia 9 de novembro.

Patrocinado pelo Banco do Brasil, o hackathon foi uma das sensações de evento que mexeu com a estrutura do Show Rural Coopavel em fevereiro último. Dez equipes foram instigadas a encontrar soluções para questões ligadas ao cotidiano do agronegócio. “O resultado surpreendeu. A capacidade e a criatividade demonstradas impressionaram os participantes e a comissão especialmente formada para analisar os trabalhos”, observa o gerente de Tecnologia da Informação da Coopavel, Rogério Aver.

Avetop

A equipe vencedora do desafio de computação criou uma solução para abastecer aviários com ração. Os integrantes desenvolveram um sistema dotado de sensores que avisa o proprietário e colaboradores sobre o nível de comida nos silos. Quando alcançar uma linha considerada mínima, o recurso dispara automaticamente um aviso eletrônico à cooperativa para programar a reposição dos tanques. A segunda edição do Show Rural Digital será de 3 a 7 de fevereiro de 2020 e a estrutura utilizada será duas vezes e meia maior do que a da inaugural.

Crédito: Assessoria

Banco do Brasil Governo Federal