Sincoopar-Oeste fortalece movimento cooperativista

Por Jean Paterno

Criado em novembro de 2003, o Sincoopar-Oeste (Sindicato das Cooperativas Agrícolas, Agropecuárias e Agroindustriais da Região Oeste do Paraná) desempenha papel determinante no processo de valorização e de contínuo fortalecimento do movimento cooperativista na região. Ligado à Fecoopar (Federação das Cooperativas do Estado do Paraná), o Sindicato é patronal e atua diretamente, junto aos sindicatos laborais, em negociações salariais, convenções e acordos coletivos de trabalho, que envolvem mais de 42 mil colaboradores. junto aos sindicatos laborais da sua base.

O Sincoopar-Oeste tem abrangência em 50 municípios da região e, nos últimos anos, avança em ações de caráter preventivo. Com a criação de conselhos, comissões e representações, o Sindicato amplia a sua atuação e contribui para conduzir as cooperativas que representa a um novo momento no seu processo de organização de gestão e de trabalho. “E os resultados das mudanças introduzidas nos últimos anos são muito bons”, afirma o presidente do Sindicato, Dilvo Grolli.

Para otimizar ações, foram criados grupos específicos de trabalho, como o Conselho de Recursos Humanos que reúne gestores de RH das cooperativas que dão suporte às diretorias e presidentes nas negociações sindicais. Alguns dos melhores resultados têm sido alcançados pelo Grupo de Estudos de Aplicabilidade das Normas Regulamentadoras.

O objetivo central do grupo de NRs é promover estudos e debates na área de segurança para gerar sensibilização sobre a preservação da vida e da saúde do trabalhador em cooperativas. São desenvolvidas ações de olho na prevenção de acidentes, doenças e irregularidades, evitando assim ações dos órgãos fiscalizadores da aplicação das normas. O grupo foi criado em 2015 e é formado por 11 cooperativas, algumas de cidades de outras regiões do Estado.

“Os avanços conseguidos com o grupo de NRs são substanciais”, aponta Dilvo, destacando o propósito dele: “Unificar problemas comuns para buscar soluções comuns”. Os trabalhos estão ligados à capacitação dos profissionais, redução de ocorrências nos ambientes de trabalho, fortalecimento da cultura da saúde e da segurança nas cooperativas e atuação presente junto aos órgãos reguladores.

Do grupo de normas regulamentadores derivou o Comitê de Ergonomia, que a partir de encontros mensais debate e estimula a troca de experiências para correções e ajustes no ambiente de trabalho. Os resultados são tão bons que o Sincoopar-Oeste passou a contar com representação de engenheiros de segurança nas comissões tripartites das NRs inclusive com atuações em Brasília, Curitiba, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Treinamentos

Em parceria com o Sescoop, o Sindicato das Cooperativas Agrícolas, Agropecuárias e Agroindustriais da Região Oeste do Paraná promove treinamentos de alto nível a colaboradores com instrutores da PUC, Positivo e APPA (Associação dos Produtores de Proteína Animal). Os cursos ocorrem principalmente nas áreas de administração, saúde e segurança do trabalho, negociações sindicais/trabalhistas e gestão de crise.

É significativa também a atuação de representatividade do Sincoopar-Oeste com ações de defesa das cooperativas em litigâncias jurídicas e tratativas de desenvolvimento agroindustrial junto aos órgãos de governo e reguladores. A participação na comunidade é crescente, com a oferta de feiras, workshops, cursos, palestras, seminários, congressos e visitas técnicas. O Sindicato tem assento no Programa Oeste em Desenvolvimento, grupo que reúne mais de 60 entidades empenhadas em defender interesses estratégicos da região.

Legenda 1: Uma das reuniões do comitê de ergonomia

Banco do Brasil Governo Federal