Sumitomo divulga linha de reguladores de crescimento

Jean Paterno

Empresa japonesa com mais de cem anos de tradição, a Sumitomo Chemical apresenta no Show Rural Coopavel, versão digital, o Programa Soja Mais. Ele é alicerçado em reguladores de crescimento com nomes como MaxCel e ProGibb. São hormônios vegetais capazes de alterar a estrutura das plantas e elevar potenciais produtivos da lavoura. “Os reguladores são diferentes de produtos nutricionais, de extrato de algas ou bioestimulantes. A função deles é ajudar o produtor no manejo genético e fisiológico, explorando o máximo potencial produtivo da planta”, diz o agrônomo Anderson Cruz, representante técnico de vendas da Sumitomo.
O MaxCel é composto por citocinina, hormônio vegetal para desenvolver plantas com maior porte, entrenós mais curtos, soja mais engalhada e caule mais grosso. “Assim, o produtor terá uma lavoura mais estruturada, uniforme e mais resistência ao acamamento”, informa Anderson. Já o ProGibb é composto apenas pela giberelina e quando aplicado no início da fase produtiva estimula a florescência e reduz o aborto natural de flores e vagens. Esse material pode ser trabalhado na fase vegetativa, recuperando plantas que passaram por estresse climático ou fito-tóxico, com resultado direto na fisiologia e resultado da lavoura.

Tranquilidade
Anderson se dirige também aos produtores rurais interessados em plantar lavouras no limpo e ter tranquilidade no manejo de plantas daninhas. “Àqueles que querem uma planta de soja mais estruturada, com menor chance de acamamento e mais produtividade”, observa ele. A partir do resultado prático do ZethaMaxx em áreas em que foi aplicado, o agrônomo falou de características do herbicida pré-emergente fabricado para controlar plantas daninhas de folhas larga e estreita, inclusive àquelas resistentes e tolerantes ao glifosato.
“Esse é mais um produto do portfólio da Sumitomo que atua no combate ao mato-competição inicial e permite à soja fechar no limpo. E com o tempo há redução do banco de sementes, segundo o representante. Para assistir aos capítulos da versão digital do Show Rural Coopavel basta acessar os seguintes endereços youtube.com/showruralagro e www.showrural.com.br .

Anderson, agrônomo na Sumitomo

Crédito: Assessoria