Trigo é cultura com maior potencial de crescimento nos próximos anos

Cultivares

26/08/2021

Publicado por Jean Paterno

Variedades com produtividade superior a seis mil quilos por hectare serão a sensação da etapa presencial do 2º Show Rural Coopavel de Inverno

Diante dos substanciais avanços da tecnologia e da pesquisa nos últimos anos, o trigo se apresenta como a cultura com maior potencial de crescimento no Brasil, principalmente no Paraná. Quem afirma é o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, que de 1º a 3 de setembro recepcionará triticultores e produtores rurais na etapa presencial do 2º Show Rural Coopavel de Inverno, que acontecerá em Cascavel, no Oeste do Estado.

A condição é tão favorável ao trigo que há possibilidade de o País dobrar a sua produção em alguns anos. “Além de incentivo e apoio de empresas e governos, os produtores rurais precisam conhecer mais sobre a evolução das tecnologias em manejo, em variedades e de sua resistência a intempéries. É justamente isso o que vamos mostrar em nosso campo experimental com a presença de 15 das maiores empresas ligadas às culturas indicadas para os meses frios do ano”, conforme Dilvo Grolli.

A região Sul do Brasil responde por quase 90% da produção tritícola nacional. O País deverá colher, na safra 2021/2022, sete milhões de toneladas. O Paraná, o maior produtor brasileiro do grão, responde por quase 52% desse total. A previsão é de o Estado colher, nesta safra, 3,8 milhões de toneladas, crescimento de quase 22% em comparação à anterior.

Mesmo com a produção em alta, na safra 2020/2021, o Brasil precisou importar mais de seis milhões de toneladas do grão. “Afirmo que o potencial do trigo é fantástico em razão também do crescimento da demanda. Além do mais, hoje a situação da cultura é muito diferente da do passado. Temos variedades mais resistentes e bastante produtivas”, diz o presidente da Coopavel.

Seis mil quilos

O coordenador geral da edição de inverno do Show Rural Coopavel, o engenheiro agrônomo Rogério Rizzardi, afirma que 20 variedades de trigo serão apresentadas na etapa presencial. “E algumas delas com produtividade surpreendente, de mais de seis mil quilos por hectare. Vale muito vir ao evento e conhecer essas novidades”, afirma ele. Detalhes da segunda edição foram tratados nesta semana durante encontro de diretores com coordenadores de área e gerentes das 34 filiais da cooperativa.

Plante trigo

Outro aspecto que deixa líderes do setor agropecuário e produtores otimistas com o futuro da triticultura são campanhas, inclusive realizadas pelo Governo do Estado em parceria com entidades, que estimulam o cultivo do cereal. Essas ações demonstram, segundo Dilvo Grolli, a atenção que a cultura passa a receber. “Ela experimenta um momento especial e a tendência é só de crescimento. Essa é uma grande oportunidade aos produtores, que precisam entender que trigo não é mais só uma opção de cultura de inverno é uma opção de bom rendimento”.

Visitação

Todos os interessados em conhecer mais sobre as culturas de inverno serão muito bem-vindos na etapa presencial, de 1º a 3 de setembro, a partir das 8h. Um cuidadoso plano sanitário será observado para a segurança de todos, diz a gerente do Show Rural Coopavel, Adriana Gomes. Os produtores serão divididos em grupos e visitarão, sempre usando máscaras, estações especialmente preparadas. Ali, os técnicos repassarão conteúdos e esclarecerão dúvidas.

Diretores, coordenadores e gerentes em encontro sobre a etapa presencial nesta semana

Para participar, basta o cooperado procurar e informar a filial da Coopavel mais próxima. Não associados podem agendar a visita ligando para o número (45) 3225-6885. A etapa presencial integra a edição digital do evento, com episódios que podem ser assistidos nos endereços www.showrural.com.br e youtube.com/showruralagro .

Crédito: Assessoria