Unicoop chega aos seus 20 anos de fundação com o desafio de se reinventar

Jean Paterno

Um desafio em particular rondava a Coopavel na década de 1990: como levar conhecimento de qualidade a cooperados e a colaboradores e fazer disso um instrumento de avanços na cooperativa e nas propriedades rurais? A resposta viria a partir de julho de 2000 e aos poucos a tão almejada transformação promoveria mudanças intensas no cotidiano de todos que, de uma forma ou outra, tinham relações com a Coopavel.

A Universidade Coopavel foi arquitetada para observar e praticar os preceitos do quinto princípio do cooperativismo, ligado à informação, formação e educação. Em parceria com o Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), a Unicoop passou a ofertar um leque amplo e diversificado de possibilidades de aperfeiçoamentos. “Todos os interessados aprimorar as suas habilidades encontram ali um grande parceiro”, informa o presidente Dilvo Grolli. Os resultados logo começariam a aparecer e de tão bons levaram Dilvo a citar a Unicoop como uma das principais indústrias da cooperativa.

Como foco no conhecimento, a Universidade conduziu a Coopavel a um novo patamar de sofisticação. Até o início dos anos 2000 uns poucos profissionais tinham curso superior completo e hoje, 20 anos depois, praticamente todos que ocupam cargos de chefia são graduados. “Com a Unicoop, todos se sentem motivados a aprender e a seguir agregando habilidades à sua formação”, segundo Dilvo.

Áreas

Embora com inúmeras opções, alguns dos cursos disponibilizados pela Unicoop em seus 20 anos de atividades estão entre os campeões de procura e aceitação. Entre eles os de atividades relacionadas a melhorias práticas na propriedade rural, informática, matemática financeira, relações humanas, de proteção ambiental e mata ciliar, cursos operacionais e também de normas de prevenção e de segurança no local de trabalho.

Nenhum novo colaborador da área industrial, e isso ocorre há anos, começa sua jornada profissional na empresa sem antes participar de um treinamento de integração. A função dele é informar sobre o que é a Coopavel e o movimento cooperativista, direitos e deveres e também sobre o que se espera do colaborador durante o expediente, diz a colaboradora a Unicoop Rosi Roscosz.

Por quatro anos, uma unidade móvel chegou a ser empregada para ampliar o alcance dos cursos e capacitações. Transformado em uma escola sobre rodas, o ônibus percorria a área de abrangência da cooperativa para disseminar conteúdos. Com a sucessão de tecnologias e compactação de dispositivos de fácil portabilidade, a unidade acabou desativada.

Pós-graduação

A versatilidade é uma das características do sucesso da Unicoop. O portfólio apresenta de treinamentos de curta duração a pós-graduações de alta performance. Um exercício simples permite compreender melhor o papel da Universidade no cotidiano da Coopavel, uma das maiores cooperativas agroindustriais do Paraná. Em média são oferecidos 15 cursos por mês, alcançando 180 por ano ou 3,6 mil em 20 anos. Considerando 15 matriculados por treinamento, então são 2,7 mil por ano e 54 mil já certificados ou diplomados em duas décadas de atividades.

Reinvenção

A Unicoop experimenta um período particularmente novo nesta metade de 2020. Ela precisa praticar o que de forma tão competente estimulou e possibilitou ao longo de sua existência. A pandemia do coronavírus e seus efeitos anteciparam mudanças irreversíveis e aqueles que ignorarem os sinais da mudança necessária ficarão pelo caminho. “A hora é de refletir e de encontrar direcionamentos que a mantenham atual, atraente e relevante”, segundo Dilvo Grolli.

Com a adoção de medidas de isolamento e restrições de convívio social, novas tecnologias assumem funções em empresas, instituições e na vida das pessoas. Do dia para a noite, escolas públicas e privadas passaram a empregar ambientes virtuais como salas de aula. E os cursos on-line estão mais presentes e fortes do que nunca. A Unicoop, que tão brilhantemente venceu seus primeiros 20 anos, precisará encontrar soluções para seguir com sua missão de disseminar saberes. O trunfo dela está em um conceito simples e definitivo: o conhecimento é e sempre será uma busca permanente para o homem.

Legenda: A Unicoop foi criada em julho de 2000 e funciona em estrutura no parque industrial da cooperativa

A melhor do Brasil

A Coopavel foi eleita em 2018 a melhor cooperativa do Brasil nos fundamentos do quinto princípio do cooperativismo. Única representante do Paraná na classificação nacional da MundoCoop, uma das publicações especializadas mais respeitadas no meio, a Coopavel venceu pela qualidade dos serviços e resultados alcançados pela Unicoop.

Água Viva

Em 2004, a Unicoop mostrou que poderia ir além de sua missão de capacitação para o trabalho e para aprimorar relações. Ela lançou um projeto de alcance socioambiental que acabou multiplicado e copiado em várias regiões.

O Água Viva estimula o envolvimento do agricultor, vizinhos e técnicos na recuperação de minas d´água. Em 16 anos, mais de dez mil fontes foram protegidas, representando mais de 250 milhões de litros d´água preservados.

Com água boa na propriedade, a família rural alcançou mais qualidade de vida e também mais saúde, porque água tratada contribui para eliminar riscos que podem deixar as pessoas doentes.

Mais de 150 municípios brasileiros e de outros países latinos se utilizam do método do Água Viva, que detecta, recupera e protege fontes de água com baixo custo. “A água é a base da vida e tudo o que puder ser feito para protegê-la e valorizá-la precisa de apoio e engajamento”, diz o presidente Dilvo Grolli.