Vitrine Agroecológica tem venda de produtos orgânicos certificados

Por Edmilson Gonçales Liberal

A venda de produtos orgânicos certificados aos visitantes do Show Rural é a novidade deste ano na Vitrine de Agroecologia, informa a engenheira-agrônoma Simone Grisa, do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR).

Simone explica que a área simula uma propriedade agrícola e é conduzida durante todo o ano, segundo os princípios e as práticas agroecológicas. A produção agroecológica promove a diversificação de cultivos, não utiliza agrotóxicos e tem baixo custo de produção.

Na unidade são apresentadas técnicas para plantio, no sistema agroecológico, de arroz, amendoim, arroz, feijão, soja, hortaliças, mandioca, batata-doce, inhame, mangarito, açafrão e diversas plantas medicinais.

Há ainda a apresentação de cultivos no sistema agroflorestal, envolvendo erva-mate e araucária, e a demonstração de uma estufa de baixo custo, construída com bambu, e de uma cisterna de ferrocimento.

A Vitrine de Agroecologia é conduzida por um conjunto de entidades – Secretaria da Agricultura do Paraná (por meio do IAPAR, Emater e Centro Paranaense de Referência em Agroecologia, CPRA), Coopavel, Embrapa, Itaipu, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Biolabore, Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa) e a empresa Gebana Produtos Orgânicos.

Banco do Brasil Governo Federal