Telhas TopComfort e Placas Flexplac: ideais para aviários

Por Jean Paterno

Com tecnologia inovadora, os produtos colaboram para o controle da temperatura do ambiente da criação, bem como sua higiene e conservação

O calor é, sem dúvida alguma, um dos principais desafios que os avicultores e pecuaristas enfrentam. A criação composta por animais homeotérmicos requer que a temperatura dos seus órgãos vitais seja sempre constante. Por este motivo, esses animais precisam viver em ambientes que oscilem entre 15 e 25 graus centígrados, com umidade relativa do ar de 50% a 70%. Temperaturas muito altas levam à redução da ingestão de alimentos, resultando em decréscimo no desempenho produtivo e na resistência do organismo. O problema se agrava à medida em que o animal cresce, pois, com maior peso corporal, sua habilidade de dissipar calor é reduzida.

Levando isso em consideração, o investimento em um espaço com controle de temperatura é a melhor opção para manter a qualidade de vida do animal e diminuir o impacto financeiro dos criadores. E para tanto, o mercado hoje já oferece algumas soluções que auxiliam no controle da temperatura interna, sem precisar realizar o fechamento total dos galpões, investindo em refrigeração. É o caso das telhas TopComfort Agro da Brasilit. Produzida em fibrocimento com propriedades térmicas, o material reflete grande parte dos raios solares que incidem sobre a cobertura, diminuindo a troca de calor e reduzindo em até 4ºC a sensação térmica do ambiente interno em relação ao externo. O produto também possui maior resistência contra amônia, enxofre e outros gases que podem reduzir a vida útil das instalações.

TopComfort Agro está disponível nas espessuras 5 mm, 6 mm e 8 mm, largura de 1,10 m e comprimentos de 1,22 m até 3,66 m (consulte a disponibilidade). A Brasilit também comercializa as peças complementares para a montagem do telhado. O produto inovador é feito com tecnologia CRFS, sem amianto.

Espantando os pombos

Resolvida a questão do calor, é hora de pensar em minimizar os impactos causados pela presença de pombos em aviários que aparecem em busca de alimento. As fezes depositadas por esses animais em batentes e paredes podem contaminar o ambiente e trazer doenças para as aves e demais animais.

Levando isso em consideração, o mais importante é escolher acabamentos que não acumulem resquícios de sujeira, bem como sejam simples de lavar e manter. Nesses casos, a indicação da Brasilit é utilizar as placas cimentícias Flexplac como fechamentos laterais.

Oferecidas em 4 mm de espessura, as placas oferecem o máximo de rapidez e praticidade nas instalações em estruturas de madeira. A superfície lisa e acabada, pode também ser pintada. Impermeabilizada de fábrica e com excelente custo-benefício, a Flexplac Brasilit é ideal para ambientes externos, pois é resistente a insetos, a pragas e ao fogo. Tudo isso faz dela um produto indispensável para facilitar sua manutenção.

As soluções da Brasilit para o agronegócio trarão mais conforto para a criação e mais resultados para o negócio.

Banco do Brasil Governo Federal