Diferencial tecnológico exclusivo para adubação a lanço reduz em até 15% custos com fertilizantes

Por Assessoria de Imprensa Jacto

Controle automático de 12 seções minimiza sobreposições nas bordaduras, representando economia para o agricultor e maior proteção ambiental.

FEVEREIRO de 2020 – O potencial produtivo das culturas é influenciado por diversos fatores agronômicos, como preparo do solo, a disponibilidade de água, o controle de pragas e doenças, o sistema de plantio, qualidade das sementes e também fatores físicos e químicos do solo.

Os nutrientes mais requeridos possuem funções específicas para alavancar maiores produtividades, e isso se torna possível através de uma adubadora de alta precisão e qualidade para aplicação dos fertilizantes.

As novas tecnologias para adubação devem proporcionar boa qualidade de distribuição e dosagem dos fertilizantes no solo para obter maior uniformidade de aplicação e economia de produtos, pois os fertilizantes têm grande contribuição nos custos de produção numa propriedade agrícola.

Uma dessas novas tecnologias é o Controle Automático de 12 seções, que segmenta a faixa de aplicação em até 12 partes. Exclusivo no Brasil, a ferramenta amplia as soluções disponíveis para o portfólio de adubação a lanço da Jacto, integrando os diferenciais tecnológicos da adubadora automotriz Uniport 5030 NPK e da adubadora tracionada Tellus 10.000 NPK.

“Ao fechar e abrir individualmente as diferentes seções, o equipamento minimiza as sobreposições nas entradas e saídas da bordadura. Trata-se de um sistema inovador que traz para a operação de adubação uma importante redução no custo com fertilizantes”, explica Gustavo Micheli, gerente de negócios da linha de adubação da Jacto. “Com esta tecnologia, a redução do consumo de fertilizantes pode chegar a 15%, representando economia para o agricultor e maior proteção ambiental”, reforça o especialista.

Manobras mais rápidas e diminuição do amassamento

A adubadora automotriz Uniport 5030 NPK ganha ainda mais competitividade com o lançamento do sistema direcional traseiro Unitrack®, que permite manobras mais rápidas e precisas com menor raio de giro, proporcionando maior rendimento operacional e reduzindo o amassamento na manobra em até 40%, contribuindo também para uma adubação com mais qualidade.

Novo patamar para adubação a lanço

A adubadora automotriz Uniport 5030 NPK e a adubadora tracionada Tellus 10.000 NPK fazem parte de uma nova geração de equipamentos para adubação com diferenciais tecnológicos exclusivos criados pela Jacto que possibilitam inúmeros benefícios nessa operação, entre eles uma aplicação de maior qualidade.

A Uniport 5030 NPK é uma adubadora automotriz com reservatório de 5.000 kg de capacidade e faixa de aplicação de até 50 metros para fertilizantes granulados e 12 metros para produtos em pó. Possui motor de 243 cv, transmissão 4X4 independente e inteligente, suspensão pneumática independente e vão-livre de 1,5m. O motor diesel tem controle automático de rotação e é integrado com a transmissão possibilitando redução no consumo de combustível.

A Tellus 10.000 NPK é uma adubadora tracionada com reservatório de 10.000 kg de capacidade. Também realiza a distribuição de fertilizantes em faixa de aplicação de até 50 metros, além da aplicação de produtos em pó. Possui transmissão com acionamento hidráulico. Requer trator com potência mínima de 110 cv e trabalha em velocidades de 4 a 18 km/h.

“Ambas têm o mesmo reservatório e a mesma capacidade para fertilizantes granulados, que é de 5.000 kg. Já para produtos em pó, a Tellus 10.000 NPK permite que o reservatório seja preenchido no seu volume máximo, podendo chegar à 10.000 kg de capacidade”, explica Micheli.

Além do Controle Automático de 12 seções, o conjunto de tecnologias presentes nas duas adubadoras permite uma adubação de precisão, com o controle da dosagem a ser aplicada e da distribuição, que pode ser feito por meio do Sistema PrecisionWay.

Trata-se de uma tecnologia para controlar a dosagem, ponto de queda do fertilizante nos discos e formato das pás, distribuindo os insumos na dose certa, com qualidade e uniformidade ao longo de toda faixa de aplicação.

Outras tecnologias exclusivas presentes nos dois equipamentos são o SmartSet e o Controle de Bordadura. O SmartSet é um software desenvolvido para auxiliar no ajuste da faixa de aplicação da automotriz Uniport 5030 NPK e da Tellus 10.000 NPK. Por meio de um site, em quatro passos, é possível obter os dados de regulagem necessários para uma diversidade de fabricantes e tipos de fertilizantes.

Já o Controle de Bordadura é um sistema que permite reduzir os erros de aplicação nas operações de bordadura, evitando a aplicação de fertilizantes em áreas não desejadas, como carreadores e áreas de reserva.

“O objetivo é que esses equipamentos tragam mais facilidade e segurança para o agricultor aumentar sua rentabilidade de forma sustentável. No caso das adubadoras, há necessidade de soluções de sensoriamento de solo/plantas e resposta imediata dos equipamentos na aplicação dos fertilizantes de forma mais otimizada. Soluções mais simples, porém, seguras, de geração de mapas de prescrição de dosagem e feedbacks da aplicação real”, finaliza Micheli.

Banco do Brasil Caixa Governo Federal