Embrapa demonstra ILPF em realidade aumentada no Show Rural

Por Lebna Landgraf

Um dos destaques da Casa da Embrapa no Show Rural Coopavel, que está sendo realizado de 4 a 8 de fevereiro, em Cascavel (PR), é a visualização dos benefícios do sistema de Integração Lavoura-pecuária-floresta (ILPF) por meio da realidade aumentada, tecnologia que permite a união do mundo virtual com o real. Por meio de um marcador, ou target, e um dispositivo móvel com um aplicativo específico, é possível gerar uma imagem virtual e interagir com ela no ambiente real.

No Show Rural, os visitantes passarão por oito etapas em um percurso em que será possível ver desde a correção do solo para o plantio agrícola até a entrada do gado em uma pastagem reformada, ou ainda o plantio de árvores num sistema com o componente arbóreo. Os visitantes poderão acompanhar de que forma ocorre a transformação de uma área degradada, com baixa capacidade de produção, em uma área produtiva e sustentável, utilizando um óculos de realidade aumentada. Todo o percurso é acompanhado por um áudio explicativo.

A ILPF é uma tecnologia produtiva que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área. Entre seus benefícios está a redução da pressão sobre abertura de novas áreas, diversificação da produção, aumento da renda no campo, maior geração de emprego, maior eficiência no uso de recursos naturais e de maquinários, redução das emissões de gases causadores de efeito estufa, entre outros.

Rede ILPF – A experiência da ILPF em realidade virtual é uma iniciativa da Rede ILPF, uma parceria público privada formada pela Embrapa e pelas empresas parceiras.

Assessoria de Imprensa
Lebna Landgraf (MTb 2903PR)
soja.imprensa@embrapa.br
(43) 99993-6967

Banco do Brasil Governo Federal