Show Rural Coopavel 2022 07 a 11 de Fevereiro de 2022

Novas normativas ampliam cuidados na produção leiteira

Osires Junior

As Normativas 76 e 77 do Ministério da Agricultura criaram novas exigências quanto à produção do leite, fazendo com que o produtor tenha que adaptar o processo produtivo sob o risco de não conseguir escoar a produção e, consequentemente, sofrer grande prejuízo.

Para auxiliar o produtor rural, a equipe do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR/EMATER preparou uma área especial voltada para a qualidade da produção, passando pelos procedimentos de higiene desde o manejo reprodutivo até a ordenha, mantendo os melhores índices em Contagem Padrão de Placas (CPP) e Contagem de Células Somáticas (CCS).

“Os produtores que não atingirem os níveis exigidos serão impedidos de entregar o leite aos laticínios, e isso pode inviabilizar a propriedade. O manejo reprodutivo é o coração da produção leiteira e todas as fases se refletem na qualidade do leite”, conta Stela Silva Desto, da EMATER.

O principal foco está na higiene. Os técnicos estão demonstrando soluções baratas com produtos naturais, que podem ser feitas na propriedade, sem a necessidade de compra de produtos químicos, auxiliando na limpeza de tetos e na higienização de equipamentos utilizados no processo.

PREMIAÇÃO
Quatro laticínios da região estarão realizando premiações para os produtores com melhor qualidade do leite baseada na CPP e CSS, independente do tamanho da propriedade e da quantidade de leite produzido.

As premiações serão realizadas nesta terça-feira, quarta e quinta, sempre as 10h30.

EMATER no Show Rural 2020
JR Assessoria de Imprensa
Jorn. Resp.: Osires Junior
Atendimento (45)99944-8281

 

 

Banco do Brasil Governo Federal