Show Rural Coopavel 2023 06 a 10 de Fevereiro de 2023

Show Rural 2022: Biopark e NetWord Agro apresentam conceito e resultados da Smart Farm  

Jean Paterno

A apresentação da Smart Farm (Fazenda Inteligente) implantada no Biopark é uma das atrações do Show Rural Coopavel 2022. Fruto da parceria entre o Biopark e a empresa residente NetWord Agro, o projeto é uma vitrine de tecnologia e inovação para o produtor rural e na Feira os visitantes poderão ver como isso já está funcionando.  

No estande do Biopark no evento estão sendo apresentadas as tecnologias que formam a Smart Farm, com destaque para o simulador de pulverização e os resultados obtidos com as tecnologias na safra de soja. “Estamos apresentando os simuladores de pulverização e fertirrigação que mostram o porquê somos a startup mais inovadora do Agro. Os simuladores de pulverização e fertirrigação foram desenvolvidos por nós e servem para que os agricultores e parceiros possam ver na prática o funcionamento de nossas tecnologias Agro 5.0”, explica o CEO da startup, Marcos Ferronato.  

Também estão sendo expostas tecnologias complementares à Smart, como a de comunicação nos talhões e os sensores de fertirrigação, também desenvolvidos pela NetWord Agro. Na sexta-feira, dia 11, às 11h horas, acontece a palestra “Fazenda Inteligente é com a gente”, onde o projeto e os resultados da safra de soja na Smart serão detalhados.  

Sobre a Smart Farm  

Em 20 hectares de lavoura e 5 hectares de pastagem cedidos pelo Biopark dentro de seu território, a Smart Farm utilizará todas as tecnologias da NetWord Agro, o que inclui o monitoramento e manejo de solo, irrigação, manejo e monitoramento da lavoura, logística de colheita, armazenagem e escoamento da safra. Sensores de IoT (Internet of Things / Internet das Coisas) e tecnologia preditiva também serão amplamente utilizadas. Essas tecnologias demostram como é possível reduzir custos e aumentar a produtividade de uma lavoura na prática.  

Atualmente, 10 empresas já são parceiras do projeto, entre elas, fabricantes de máquinas e implementos agrícolas, indústria de defensivos, crédito e seguro agrícola. Com os resultados que vem sendo obtidos, o conceito de Fazenda Inteligente será ampliado para novos projetos no Biopark, com a destinação de novas áreas para se tornarem campos experimentais de demonstração e também de ensino. Essas áreas serão comercializadas para investidores ou empresas que necessitam de campos para experimentação agrícola. 

Para mais informações sobre a participação do Biopark no Show Rural, acesse www.biopark.com.br/showrural ou siga as redes sociais do Parque.  

Banco do Brasil Governo Federal Caixa