Show Rural: é hora de conferir o desempenho da maior usina de energia solar do PR

Por Violar

Os visitantes desta edição do Show Rural, que acontece de 4 a 8 de fevereiro, poderão conferir de perto a viabilidade e o desempenho do maior parque Paranaense de geração de energia solar para o agronegócio, projetado e instalado pela BioWatts Energia Solar, sob encomenda da Coopavel.

Em funcionamento há 12 meses, desde o Show Rural do ano anterior o complexo é formado por 468 placas solares instaladas nos telhados do restaurante, aviário e outras construções do interior do Parque. A energia captada pelas placas é processada por oito inversores situados no interior dos prédios, que a processam para consumo interno no parque tecnológico, canalizando a excedente para a rede da Copel.

Para atender 85% do consumo

De acordo com o engenheiro Vitor Hugo Cordeiro Teixeira, diretor de engenharia da BioWatts, a usina, equipada com tecnologia de última geração, foi projetada para render exatos 18.674,94 kWh/mês, equivalentes ao consumo de 50 residências de padrão médio, ou 85% do consumo mensal do Parque Tecnológico da Coopavel.

Segundo ele, no amplo estande montado pela BioWatts neste Show Rural, as equipes de engenheiros civis, eletricistas e de segurança estarão à disposição dos visitantes para prestar todas as informações técnicas  e financeiras sobre energia solar. Também estarão disponíveis para encaminhar e formalizar o financiamento junto a agentes financeiros selecionados, que operam com juros e condições subsidiadas.

Ainda maior, em construção

Reconhecida por seus projetos, equipamentos e atenção pós-vendas, a BioWatts já instalou centenas de pequenos, médios e grandes sistemas de geração. Sua maior obra está em fase final de construção e, quando em operação, será, de longe, a maior de todas as solares do Paraná. A usina, de propriedade de Baterias Real (Realeza/PR), é composta por com 1.896 placas fotovoltaicas de dois metros quadrados cada, e terá capacidade para geração de 644.64 kWp, suficiente para atender à necessidade de consumo de 300 residências de padrão médio.

(Assessoria de Imprensa. VS Comunicação – jornalista responsável Violar Sarturi Reg. MTb DRT-PR 1036 / (45) 99919-0059)

As 468 placas solares pintam de azul telhados do Show Rural.

Inversores processam a energia e registram o histórico da produção.

Banco do Brasil Governo Federal