Jacto traz para Show Rural inovações tecnológicas e promove discussões sobre o ecossistema digital do agronegócio

Grandes máquinas

31/01/2020

Publicado por Assessoria de Imprensa Jacto

  A evolução na agricultura pautada pelas tecnologias cada vez mais digitais vem revolucionando o setor. Há cada vez mais equipamentos, defensivos e outros recursos que aumentam a produtividade e a qualidade dos alimentos.

Manter-se atualizado nesse cenário é indispensável. É importante o esforço para disponibilizar tecnologias acessíveis, do pequeno ao grande produtor, e que tenham uma usabilidade mais fácil, tornando a rotina do produtor rural mais prática, eficiente e com resultados.

“Acreditamos que é preciso mudar todo ecossistema, com aprendizados e experiências coletivas, pessoas protagonistas, que vão assumir o papel de traduzir essas novas ferramentas para o dia a dia do campo. Transformar a tecnologia, que é muito complexa e com avanço rápido, em algo que seja simples e o que agricultor consiga usar”, explica Fernando Gonçalves, presidente da Jacto.

“Existe a necessidade de concretizar a conectividade no campo para que as tecnologias da agricultura 4.0 possam, de fato, serem usadas de forma a produzirem resultados. Há anos já estamos desenvolvendo dispositivos, softwares, sensores e equipamentos autônomos que vão se conectar para subsidiar melhor as informações para os produtores rurais”, avalia Gonçalves.

A empresa faz parte de iniciativas como o ConectarAgro, que alcançou a marca de 5,1 milhões de hectares conectados com a tecnologia 4G em 2019, superando em 100 mil hectares a meta inicialmente planejada. A marca alcançada representa 10% da área cultivada no país. Iniciado em abril do ano passado, a proposta tem como objetivo principal expandir a disponibilidade da rede de internet 4G, contribuindo para facilitar o modo produtivo das fazendas em diversas regiões do Brasil.

Nesse contexto, também, existe um forte apelo às questões de sustentabilidade, que já impacta o produtor rural e a forma como ele produz, como as questões de rastreabilidade dos alimentos e carnes.

“A população, em geral, quer saber o que estão consumindo e quais os recursos que foram utilizados no processo produtivo daquele alimento. Por isso, tecnologias que permitam um acompanhamento preciso, do campo à mesa, são cada vez mais uma exigência do mercado consumidor” diz o executivo.

Com esse foco, para o Show Rural Coopavel 2020, a Jacto apresenta uma série de novidades em seu portfólio de produtos e soluções para pulverização, adubação e agricultura de precisão. Veja abaixo todos os destaques para o evento:

Espaço Inovação: lançamento da tecnologia PWM para pulverização automotriz:  A consagrada tecnologia Jacto de controle bico a bico, trabalhando em conjunto com o circuito circulante de pulverização e uma grande variedade de bicos de pulverização, passa a atuar em conjunto com a tecnologia PWM para controle de vazão nos bicos, permitindo manter o tamanho das gotas mesmo com as variações de  velocidade. A tecnologia vem para complementar a linha de produtos que já são referência em tecnologia de aplicação.

A tecnologia PWM não tem restrições quanto ao uso de agroquímicos e pode operar com herbicidas, fungicidas e inseticidas e particulados, o que permite trabalhar em todo o ciclo da pulverização.

A demonstração da tecnologia estará disponível no pulverizador Uniport, para visualização do público que visitar o Show Rural Coopavel e no Espaço Inovação. O ambiente é um espaço voltado para demonstração das inovações presentes nos equipamentos e novidades que devem chegar em breve ao mercado. Além da tecnologia PWM, haverá também a exposição de outras tecnologias, serviços e iniciativas, como o Spot Spray, holograma dos novos bicos Jacto, bancadas com demonstrações dos diferenciais tecnológicos para adubação e o Omni 700, além de informações sobre o ConectarAgro.

Lançamentos opcionais para os pulverizadores da família Uniport: o Uniport 3030 e o Uniport 3030 EletroVortex passam a ter o sistema de abastecimento de 3” (três polegadas) de série, permitindo com isso mais eficiência na operação de pulverização deixando a máquina mais tempo pulverizando, podendo aumentar em até 7% a produtividade em hectares/dia quando comparado com o sistema de 2”.

Outra novidade é o reservatório de 400 litros de diesel disponível de série para o Uniport 3030 EletroVortex e opcional para o Uniport 3030 e Uniport 4530. Com este novo opcional, a autonomia pode atingir até 24 horas de trabalho dependendo das condições de operação do equipamento.

A nova tecnologia de pneus VF passa a fazer parte da família Uniport, trazendo maior versatilidade nas aplicações e diminuindo a compactação do solo. Um grande diferencial desta tecnologia é poder trabalhar com pressões menores nos pneus, melhorando o conforto na operação e o desempenho de tração nos terrenos.

O sistema de iluminação de LED será de série em todas as máquinas da linha Uniport. Mais moderno, com menor consumo energético para maior rendimento em trabalhos noturnos com mais segurança e produtividade.

Controle automático de 12 seções: é o novo diferencial tecnológico da Jacto para adubação à lanço. Exclusivo no Brasil, a ferramenta amplia as soluções disponíveis para o portfólio de máquinas, integrando os diferenciais tecnológicos da adubadora automotriz Uniport 5030 NPK e da adubadora tracionada Tellus 10.000 NPK. A ferramenta permite a segmentação da faixa de aplicação em até 12 seções, controladas automaticamente. Trata-se de um sistema inovador que traz para a operação de adubação uma importante redução no custo com fertilizantes, que pode chegar a 15%, representando economia para o agricultor e maior proteção ambiental.

Novo diferencial tecnológico da Jacto para adubação à lanço, o controle automático de 12 seções, permite a segmentação da faixa de aplicação em até 12 seções, controladas automaticamente. Trata-se de um sistema inovador que traz para a operação de adubação uma importante redução no custo com fertilizantes.

Sistema direcional traseiro Unitrack® para adubadora Uniport 5030 NPK: a adubadora automotriz Uniport 5030 NPK ganha ainda mais competitividade com o lançamento do sistema direcional traseiro Unitrack®, que permite manobras mais rápidas e precisas com menor raio de giro, proporcionando maior rendimento operacional e reduzindo o amassamento na manobra em até 40%, contribuindo também para uma adubação com mais qualidade.

Novos Bicos para manejo de plantas daninhas: lançamentos no Show Rural Coopavel, os bicos Jacto JMD e Jacto TTI tem como objetivo ampliar a opção de tecnologia de aplicação para diminuição de deriva, complementando o portfólio de bicos. O Jacto JMD possui ângulo de 130º, com tamanho de gotas na classe das extremamente grossas e ultra grossas, o que colabora com a máxima redução de deriva. Já o Jacto TTI é um bico de indução de ar que possui ângulo de 110º e ainda um ângulo de 15º de avanço, características que colaboram para obter eficiência no processo de pulverização. Também possui gotas extremamente grossas e ultra grossas, em pressões mais baixas, com o principal objetivo de atender às boas práticas no manejo de plantas daninhas. 

Sistema Multicontrol: agricultura de precisão para linha tratorizada: oferecer mais tecnologia para o pequeno e médio produtor, com custo acessível e que possibilite eficiência e produtividade. Este é um constante desafio para a Jacto que lança o novo sistema de aplicação Multicontrol para os modelos Condor 800 AM 18 e Advance 3000 AM 24. O sistema possui tecnologias semelhantes às já existentes nos pulverizadores automotrizes, além do Omni 700, que une as principais funções de agricultura de precisão e vão proporcionar o aumento do conforto, segurança e praticidade das operações, uma vez que integra todos os recursos em um único display touch screen, com fácil acesso dentro da cabine do trator.

Advance 3000 AM 24: Multicontrol possui tecnologias semelhantes às já existentes nos pulverizadores automotrizes.

 

 

 

 

 

Multicontrol integra todos os recursos em um único display touch screen, com fácil acesso dentro da cabine do trator.

 

 

 

 

 

 

 

 

OtmisNet: a solução OtmisNET de telemetria da Jacto tem o diferencial de ser multimarcas, podendo ser usada para plantio, pulverização, adubação, colheita e preparo do solo, independente do fabricante da máquina. Assim, o produtor rural ou o gestor agrícola acompanha em tempo real todo o processo produtivo e a solução, com o suporte da conectividade, permite a identificação e intervenção de forma ágil no momento em que as falhas estão acontecendo.

Jacto Talks On the Road: depois do sucesso do Jacto Talks, que reuniu na sede da empresa um grupo de influenciadores digitais do agronegócio, o projeto pega estrada e terá um espaço e uma programação específica durante as grandes feiras que a empresa participará. A estreia do projeto on the road será durante o Show Rural Coopavel. O objetivo é discutir assuntos, tendências e novidades relacionados ao setor e formas de se comunicar e potencializar informações sobre o segmento. Confira a programação:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Servindo a quem faz o futuro: tecnologia, qualificação, responsabilidade, eficiência, produtividade, sustentabilidade e compromisso. Essas são as palavras que conectam produtores rurais em diferentes partes do mundo quando questionados sobre o que pensam a respeito do cenário futuro da atividade agrícola. As falas, colhidas em países como Rússia, Ucrânia, Paraguai, Argentina e Brasil, tem rosto e tem voz: são produtores rurais convidados pela Jacto, e que ilustram a campanha institucional da empresa para o ano de 2020. Com o tema central “Servindo a quem faz o futuro”, serão trabalhados ao longo do ano as mensagens desses próprios agricultores como forma de promover uma reflexão sobre a agricultura no futuro, seus desafios, resultados e sobretudo, compromisso com uma produção sustentável.