Komatsu lança nova escavadeira hidráulica da classe de 20 toneladas

Por DaniZuim

Durante o 32º Show Rural Coopavel, o modelo PC210-10M0, versão Standard, estará disponível no estande da Vianmaq, distribuidor Komatsu no Paraná

São Paulo, 04 de fevereiro de 2020 – A Komatsu – indústria japonesa, segundo maior fabricante global de equipamentos para construção, mineração e florestal, estabelecida no Brasil desde 1975 – lança seu novo modelo e carro-chefe na classe de 20t, reforçando o posicionamento premium da marca com garantia de produtividade, eficiência e redução nos custos operacionais. A nova PC210, em suas versões PC210-10M0 (Standard) e PC210LC-10M0 (Carro Longo), chegam para reforçar o portfólio da indústria oferecendo ao segmento agrícola, soluções voltadas à economia de combustível, durabilidade e confiabilidade.

Preparada para uma grande versatilidade de aplicações que o segmento demanda, a nova PC210 proporciona através de suas versões e configurações, a possibilidade de atendimento às mais variadas operações como, por exemplo, a preparação de solo e obras de terraplenagem, execução e manutenção de curvas de nível, de açudes, represas e sistemas de drenagem, supressão vegetal, destoca, entre outras.
As escavadeiras no porte de 20t representam um segmento de grande importância para a Komatsu. Dessa forma, mantendo sua filosofia Dantotsu – que em japonês representa os conceitos de único e inigualável – de constante busca pela inovação e atualização, a introdução dos modelos PC210-10M0 e PC210LC-10M0 visa atender à demanda do mercado brasileiro, proporcionando tecnologia e baixo custo operacional.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), a linha amarela apresentou um crescimento de 30% em 2019. Para 2020, o mercado espera manter os níveis de crescimento para os maquinários no porte de 20t.

Os novos modelos serão produzidos no Brasil na fábrica da Komatsu localizada em Suzano (SP), a primeira do grupo fora do Japão – responsável por todo o processo de fabricação e montagem deste e de outros modelos. Vale destacar que a Komatsu manufatura seus equipamentos desde a fundição das peças – em fundição própria – até a montagem final, seguindo padrões internacionais de qualidade.

Em comparação à geração anterior de escavadeiras, os lançamentos contam com mais itens de série e com uma estrutura ainda mais reforçada. Entre os principais pontos dos lançamentos, destacam-se:

• mudanças no design da caçamba que aperfeiçoam a eficiência na escavação;
• maior facilidade de acesso aos itens de manutenção periódica preventiva (filtros, indicadores de níveis de fluidos etc);
• maior peso operacional, o que proporciona maior estabilidade;
• reforços estruturais que conferem maior durabilidade;
• reprogramação da eletrônica do motor para maior eficiência e redução no consumo;
• otimização do sistema hidráulico, que resulta maior eficiência e redução no consumo;
• novos itens de conforto e conveniência operacional, como rádio, entradas auxiliares – USB e 12V – e câmera de visão traseira;
• para maior segurança do patrimônio e proteção do equipamento, foi realizada a inclusão de uma chave geral.

O conjunto de aperfeiçoamentos resultou na evolução natural de um modelo já consagrado no mercado. Além disso, os novos modelos PC210-10M0 e PC210LC-10M0 apresentam baixo custo de manutenção, o que também se reverte em um importante diferencial competitivo para os clientes.
“Estamos muito confiantes de que estamos trazendo ao mercado máquinas alinhadas aos conceitos mundiais de tecnologia e consolidando as principais – e já conhecidas – características da marca Komatsu: confiabilidade, durabilidade e performance”, destaca o gerente de Marketing de Produto, Ricardo Zurita.
Luciano do Amaral Rocha, gerente geral da divisão de Construção, ressalta a importância do lançamento para o segmento: “Com o lançamento, a Komatsu planeja consolidar sua participação de referência entre os principais players de mercado no segmento de 20t, que hoje concentra aproximadamente 50% da demanda brasileira de escavadeiras hidráulicas”.

Os novos modelos PC210-10M0 e PC210LC-10M0 estarão disponíveis nas 27 lojas dos 10 distribuidores da Komatsu a partir da primeira quinzena de fevereiro. Confira a listagem completa dos distribuidores:
Mantomac Comércio de Peças e Serviços Ltda. (Farroupilha – RS, Blumenau e Chapecó – SC), Vianmaq Equipamentos Ltda. (Campo Largo, Cascavel e Maringá – PR), Vamos Máquinas Ltda. (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), Bauko Máquinas S/A (Osasco e Rio Claro – SP, Tanguá – RJ, Serra – ES), Mason Equipamentos Ltda. (Contagem, Montes Claros e Uberlândia – MG), F.W. Máquinas Distribuição e Comércio Ltda. (Salvador – BA e Recife – PE), Distribuidora Cummins Diesel do Nordeste Ltda. (Fortaleza – CE), Distribuidora Cummins do Centro-Oeste – DCCO (Paraíso do Tocantins – TO, Goiânia e Rio Verde – GO e Brasília – DF), Motobel Motores de Belém Ltda. (São Luís – MA, Ananindeua, Marabá e Paragominas – PA e Manaus – AM) e Noroeste Máquinas e Equipamentos Ltda. (Porto Velho – RR).

Sobre a Komatsu no Brasil
Estabelecida no Brasil desde 1975, a Komatsu tem como missão produzir e entregar para seus clientes produtos e soluções Dantotsu – que em japonês representa os conceitos de único e inigualável. Com mais de 3.500 funcionários no País, fábricas em Suzano (SP) e Arujá (SP) e unidades em São Paulo (SP), Lagoa Santa (MG), Belo Horizonte (MG), Parauapebas (PA) e São José dos Pinhais (PR), a companhia no Brasil atua fortemente nos segmentos de Construção, Mineração e Florestal, com distribuidores e serviços que cobrem todo o País, atendendo os mercados rodoviários, ferroviários, aeroportuários, hidroelétricos, petroquímicos, florestais e de agronegócio, além de estar presente em grandes obras de infraestrutura e mineração no Brasil.
Com um parque fabril completo – com fundição própria e processos de usinagem, caldeiraria, montagem, inspeção final e expedição –, a fábrica brasileira, localizada em Suzano (SP) e inaugurada em 1975, foi a primeira fora do Japão como parte da estratégia de expansão global da companhia. Atualmente, por meio de uma rede sólida de distribuidores com presença em todo o território nacional, a Komatsu é focada em atender os clientes entregando alto padrão de excelência e dispõe de oficinas equipadas, centros de distribuição de peças de reposição, assistência técnica dedicada e corpo de vendas atento em suprir as necessidades dos clientes e tornar o negócio de quem utiliza seus equipamentos o mais rentável e confiável possível.

Mais informações no site http://www.komatsu.com.br
Cláudia Santos
Connectare Comunicação
claudia@connectarecomunicacao.com.br
(11) 97663-4001

Daniela Zuim
Connectare Comunicação
daniela@connectarecomunicacao.com.br
(11) 98931-2204

Banco do Brasil Caixa Governo Federal