Integração lavoura-pecuária: O Paraná tem cenário e tecnologia para isso

Por Neuza Bonette

O engenheiro agrônomo e pesquisador da IAPAR (Instituto Agronômico do Paraná), dr. Elir de Oliveira, demostrou a importância da integração lavoura-pecuária em sua palestra hoje (07) no auditório do salão tecnológico do Show Rural Pecuário.

Segundo Elir, principalmente no inverno, temos poucas opções de culturas econômicas e existem 5 milhões de hectares que ficam em ponsio, paradas, ou só com aveia de cobertura. Diante disso a integração lavoura-pecuária pode ser mais uma forma de rendimento para o produtor rural, “essa área poderia estar produzindo leite e carne”, ressalta o doutor.

Além disso, a que tudo indica, a partir de maio o Paraná estará livre da febre aftosa e com isso não serão mais permitidos a entrada de bezerros de outros estados, aguçando assim, o preço do bezerro. Porém, segundo o pesquisador, atualmente no estado já existe uma escassez de 400 mil bezerros. A lavoura-pecuária e também a utilização de terras com pastagens perenes, que somam cerca de 4,5 milhões de hectares no Paraná, é uma solução para isso.

Na palestra foram demonstradas tecnologias para se fazer a integração lavoura-pecuária com baixo custo e maior produtividade do animal. “Nós temos um bom cenário, nós temos uma aptidão pela integração lavoura-pecuária e nós temos tecnologia para implementar essa integração”.

O doutor também comentou que existem produtores entregando animais para abate de 13 a 14 meses de idade e com 17 a 18 arrobas de peso, “a média de abate de animais no Paraná é com 3,5 anos a 4 anos de idade”, frisou mostrando que a pecuária tem potencial para evolução. Esse relato entra em consenso com a palestra apresentada pelo Armindo Kichel, que pode ser apreciada na matéria: https://showrural.com.br/show-rural-pecuario/show-rural-coopavel-intensificacao-da-pecuaria-de-corte/.

Para mais informações o dr. Elir de Oliveira permanecerá no estande da IAPAR, localizado próximo ao salão tecnológico, até o final do 31º Show Rural Coopavel na sexta-feira (08).

Legenda: dr. Elir de Oliveira no estande da IAPAR.
Mapa do Evento: https://showrural.com.br/mapa/
Assessoria de Imprensa – Show Rural Coopavel

Banco do Brasil Governo Federal