Intensificação da pecuária de corte

Por Neuza Bonette

Hoje (4) o pesquisador da Embrapa gado de corte, engenheiro agrônomo e doutor em agronomia, Armindo Kichel, ministrou uma palestra sobre tecnologias para aumentar a produção e retorno econômico da pecuária de corte.

Segundo ele, aumentando a eficiência da produção de carne no Brasil é possível dobrar a produção sem precisar aumentar áreas destinadas à pecuária. “Precisamos transformar o proprietário do gado de corte e leite em um pecuarista”, explanou Kichel fazendo uma referência que o pecuarista deve buscar as melhores práticas para o seu rebanho e profissionalizar seu trabalho.

O pesquisador reforçou sobre a importância de manter um bom pasto para se ter a produção desejada e relatou que atualmente no Brasil possui 60 milhões m² de área de pasto degradado muitas vezes por falta de cuidados. Armindo demonstrou uma região onde foi plantada braquiária em 1982 e até hoje o pasto está bom para o consumo, ou seja, com o cuidado correto, o gado sempre terá alimentação e o produtor não terá custo de replantio.

Durante a palestra demonstrou-se principais tópicos que o pecuarista deve avaliar para ter uma produção de forragem com rentabilidade. São eles, escolha correta da espécie de forrageira, boa formação de pastagem, manejo adequado da pastagem, descarte de animais improdutivos, controle de pragas, adubação de manutenção e irrigação da pastagem.

Armindo relatou também que o custo por animal cai consideravelmente para quem consegue fazer integração lavoura pecuária.

Para saber mais informações sobre esta e outras palestras visite o Salão Técnico Pecuário entre as ruas A e B.

Legenda: Pesquisador Armindo Kichel ministrando palestra.
Mapa do Evento: https://showrural.com.br/mapa/
Assessoria de Imprensa – Show Rural Coopavel

Banco do Brasil Governo Federal