Supervisores e encarregados dos frigoríficos de aves e suínos, matrizeiros, incubatório e da fábrica de fertilizantes da Coopavel acabam de concluir a última etapa de treinamento realizado ao longo do ano com foco no desenvolvimento de líderes. A iniciativa, desenvolvida a partir de uma ação conjunta da área de Gente e Gestão e Unicoop apoiada pelo Sescoop, estimulou a criação de soluções inovadoras para otimizar processos e melhorar resultados nas unidades da cooperativa.
O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, destaca a importância da inovação para a história da cooperativa: “A inovação está presente na história da Coopavel desde o início de suas atividades há 54 anos. Ela contribui para aperfeiçoar processos, fortalecer a economia e valorizar práticas sustentáveis. Fico feliz com a realização de atividades de formação de líderes como essa, que estimula o pensar crítico e lógico e ensina a focar em soluções que possam trazer melhorias ao profissional e à cooperativa. Parabenizo a todos por participar de um projeto tão interessante”.
Projetos
Durante o ano, foram 34 os participantes do treinamento e na etapa de conclusão, individualmente ou em duplas, eles desenvolveram 24 projetos com propostas de melhorias em suas áreas de atuação. Uma banca, formada por gerentes de unidades e pelo coordenador de Inovação, Kleberson Angelossi, avaliou as iniciativas.
Até o momento, 12 projetos foram aprovados pelos gestores e estão em implementação, enquanto outros 12 seguem em análise. Muitos dos projetos trazem cálculos detalhados de retorno do investimento, evidenciando ganhos de produtividade e viabilidade financeira com recuperação da soma aplicada na execução da ideia em no máximo 15 meses.
A coordenadora da Unicoop (Universidade Coopavel), Tábita Paraizo, destaca o impacto do programa no desenvolvimento profissional e no fortalecimento das unidades da cooperativa: “Iniciativas como essa refletem o compromisso da Coopavel com a inovação e a valorização de suas equipes, otimizando processos e melhorando resultados em favor da empresa, de seus cooperados e da comunidade dos municípios nos quais ela atua”.