O Show Rural Coopavel, um dos maiores eventos mundiais voltados à transmissão de conhecimentos e inovações para a agropecuária, reafirma a sua conexão com a responsabilidade ambiental e os princípios da sustentabilidade. De 10 a 14 de fevereiro de 2025 em Cascavel, no Oeste do Paraná, o evento apresentará uma novidade que fortalece ainda mais seu compromisso ambiental: a inauguração de uma central de triagem de resíduos, espaço de 1,2 mil metros quadrados destinado à separação, prensagem e correta destinação de materiais.
A engenheira ambiental Lucimar Novaes, da coordenação ambiental do Show Rural, ressalta a relevância da gestão de resíduos sólidos em eventos dessa magnitude: “A prática de coletar, segregar, reutilizar, reciclar e dispor corretamente os resíduos é essencial para minimizar impactos ambientais, proteger a saúde pública e promover a sustentabilidade. Essa gestão também agrega excelência ao evento, gerando renda e estimulando a economia circular”.
No DNA
O cuidado com o meio ambiente é parte do DNA do Show Rural Coopavel e se manifesta em diversas ações antes, durante e depois do evento. O programa Cataê, por exemplo, dissemina orientações sobre hábitos ambientalmente corretos para visitantes e expositores. Recipientes identificados para lixo orgânico e reciclável estarão espalhadas pelo parque, enquanto parcerias com montadoras e expositores garantem a correta separação e destinação de resíduos. Essas medidas serão complementadas pelo novo barracão, que integrará de forma abrangente a gestão dos resíduos ao conceito de sustentabilidade.
240 toneladas
O processo de gestão desses materiais começa ainda na montagem, quando são gerados resíduos como papel, papelão, plásticos, madeiras, metais e restos de alimentos. Durante a feira tecnológica, o elevado número de visitantes intensifica a geração de materiais que precisam de correta destinação, resultado do consumo de alimentos e serviços no parque. Na etapa de desmontagem, a produção de resíduos permanece significativa até que o parque seja completamente limpo. No recente Show Rural de 2024 foram gerenciadas cerca de 240 toneladas de materiais e praticamente tudo foi reaproveitado, conforme a Lucimar.
“Além de garantir a destinação correta de resíduos, o trabalho desenvolvido no Show Rural tem impacto social significativo, gerando empregos diretos e indiretos”, explica a engenheira ambiental. A separação de materiais recicláveis fomenta a economia circular e reduz o volume de resíduos enviados aos aterros, diminuindo a poluição e a extração de novos recursos naturais.
O Show Rural Coopavel também reforça seu compromisso com equipes treinadas em todas as etapas do processo, orientação detalhada para montadoras e expositores e infraestrutura para visitantes para cada tipo de descarte. Essas iniciativas consolidam o evento como exemplo de excelência em sustentabilidade, aliando inovação no campo à responsabilidade ambiental, comenta o coordenador geral, o agrônomo Rogério Rizzardi.