Show Rural é ambiente importante para debater inovações, diz Avance

Cultivares

27/08/2024

Publicado por Jean Paterno

Legenda: Dilvo e o secretário Natalino, na manhã desta terça-feira, durante o primeiro dia do Show de Inverno, que seguirá, em Cascavel, até quinta-feira Crédito: Assessoria

“É sempre importante discutir as inovações da agricultura e eventos como o Show Rural, em suas edições tradicional (fevereiro) e de inverno (agosto), oferecem o ambiente apropriado para aprofundar temas relevantes a essa cadeia que tanto contribui para o desenvolvimento econômico do Paraná e do Brasil”, afirmou no fim da manhã desta terça-feira, 27, em Cascavel, o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Natalino Avance de Souza.

Recepcionado pelo presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, o secretário afirmou que é fundamental para o produtor rural visitar o evento, conhecer novidades e, com técnicos especializados, debater alternativas de cobertura de solo e de projetos de sustentabilidade. “Esses ambientes permitem conversar com os agricultores quais são os rumos que a gente tem para continuar produzindo uma agricultura de alta performance, atenta às questões ambientais, e que gere renda ao agricultor e às suas comunidades”, afirmou o secretário. 

Trigo

Sobre o trigo, principal cultura em apresentação no 5º Show Rural Coopavel de Inverno, Natalino afirmou que o Brasil pode sim em algum momento se tornar autossuficiente, produzindo mais de 12,5 milhões de toneladas por ano. Eventos como o Show de Inverno apresentam os avanços de tecnologias que criam condições diferenciadas para o trigo e outras culturas e o governo, por sua vez, também faz a sua parte para que a atividade possa avançar.

Natalino citou o recente lançamento do Irriga Paraná, que aconteceu semana passada no Norte do Estado, e que pretende, em um primeiro momento, integrar 35 mil hectares à tecnologia. O Oeste, explicou o secretário, é uma das regiões de atenção, porque há uma época do ano, entre agosto e setembro, com irregularidades pluviométrica. E à medida que o programa ganha corpo ele pode ser uma alternativa interessante para a produção paranaense.

A agricultura de baixo carbono, outro dos temas da edição de inverno, pode trazer enormes benefícios ao Paraná, premiando a atenção dos produtores rurais e do governo com cultivos sustentáveis. Durante a visita ao evento, em Cascavel, o secretário Natalino se fez acompanhar do presidente do IDR, Richard Golba, e do diretor do Departamento de Florestas Plantadas da Seab, Breno Campos.