Agricultores familiares conhecem alternativas sustentáveis de renda

Cultivares

28/08/2024

Publicado por Jean Paterno

Legenda: Lucas e Diomar na mandala, uma solução inteligente às mini-propriedades rurais

Cerca de 300 agricultores familiares de 35 municípios do Oeste e Centro-Oeste do Paraná estiveram no 5º Show Rural Coopavel de Inverno, nesta quarta-feira, 28, para ter contato com as novidades da Vitrine Tecnológica em Agroecologia. Pela primeira vez, a Vital, como é conhecida, apresentou soluções durante a edição de inverno.

Duas baterias foram apresentadas aos grupos de visitantes. O lavrador Diomar Zopelaro, de Diamante do Oeste, esteve na edição de inverno pela primeira vez. “Vim conhecer as novidades, mas meu especial interesse é pelos conhecimentos da agrofloresta, que quero implantar em um dos espaços da minha propriedade. Estou animado com as informações recebidas e percebo que posso agregar também a apicultura – criação de abelhas”.

O agrônomo Lucas Hass foi um dos responsáveis por multiplicar informações sobre a mandala, técnica que integra várias culturas em um pequeno espaço de terra. É possível criar peixes, e com a água disponível fazer irrigação de verduras, ervas medicinais e frutas. “É bom para a família porque reduz o uso de insumos, amplia a variedades de alimentos e há o reaproveitamento da água”. Além disso, conforme Lucas, a mandala cria um ambiente agradável aos olhos e bem arejado.

Hortaliças

A agrônoma do IDR, Simone Grisa, informa que uma das técnicas mais comentadas pelos visitantes foi o plantio direto de hortaliças. Na área demonstrativa, a opção foi por empregar aveia, ervilhaca, tremoço e couve. A planta de cobertura é tombada e permite o cultivo da hortaliça. Entre as vantagens estão menos mato na propriedade, produtividade mais estável e indicação para todo o ano, inclusive o inverno.

Legenda 2: Produtores de vários municípios vieram conhecer a novidade Crédito: Assessoria