EMATER-IAPAR comprovam safra maior com produção sustentável

Por Osires Junior

 

A integração IAPAR-Emater está apresentando uma área diversificada na produção de grãos de maneira sustentável, e com comprovação técnica dos números demonstrados pelos técnicos. Já são seis safras consecutivas com acompanhamento, monitoramento e publicação de relatórios técnicos que mostram o crescimento na produção apenas com cuidados de manejo e solo.

Os números são celebrados pelos técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural, especialmente por se tratar da produção sustentável baseada na inoculação, coinoculação e fertilidade de solo.

“Não ficamos apenas na conversa. Temos muito mais respaldo de resultados com estes seis anos de monitoramento de pragas e manejo de fertilidade do solo, o que significa que o produtor pode ter confiança em um sistema que otimiza os recursos que ele tem na propriedade”, conta Glaucia Dias Trevisan, da EMATER.

“O produtor já entendeu que ele pode ter uma excelente qualidade do solo e uma boa produção utilizando recursos como aproveitamento de dejetos líquidos e sólidos. Com isso, não é preciso a compra de fertilizantes químicos e a rentabilidade cresce”, garante Glaucia.

Além das propriedades monitoradas, os técnicos utilizam a Estação Experimental de Santa Tereza do Oeste para as principais pesquisas antes de levar as inovações para as propriedades. Os produtores que visitam o Show Rural também estão recebendo orientações sobre a necessidade de adequações na tecnologia de aplicação.

“Hoje, existem muitos fatores que influenciam no rendimento e eficiência dos produtos, como a tecnologia adequada para a aplicação, o volume de calda, o bico certo para cada tipo de aplicação. É necessário seguir o protocolo de regulagem de pulverizadores, que pode fazer toda a diferença no resultado”, afirma.

EMATER no Show Rural 2020
JR Assessoria de Imprensa
Jorn. Resp.: Osires Junior
Atendimento (45)99944-8281

 

Banco do Brasil Caixa Governo Federal