Show Rural Digital

Diretores do Show Rural visitam no PY evento inspirado na feira cascavelense

Legenda: Rogério, Adriana e Neto foram recebidos por diretores da InnovarCrédito: Assessoria O coordenador geral Rogério Rizzardi, o coordenador da área Digital, José Rodrigues da Costa Neto e a gerente do Show Rural Coopavel, Adriana Gomes, estiveram dias atrás no Paraguai para prestigiar a sexta edição da Innovar, feira agrícola e de inovação realizada em Colonia Yguazú, no departamento de Alto Paraná. A comitiva foi recebida pelo presidente da Innovar Raimundo Llano, pela vice-presidente Kareen Petersen e pelo gerente Carlos Gomez.Em recente visita a Cascavel, diretores da Innovar informaram que a feira paraguaia, que teve a sua primeira edição em 2017, teve o Show Rural como inspiração. “Ficamos felizes com essa informação e decidimos retribuir a gentileza, indo ao país vizinho para conhecer o evento”, diz Rizzardi. Organizada pelo Sindicato de Empresas Agrícolas, que reúne 40 corporações paraguaias, a mostra de tecnologia acontece em uma área de 40 hectares, conhecida por Cetapar (Centro de Tecnologia Agropecuária do Paraguai).A edição mais recente, de 19 a 22 de março, reuniu 600 marcas distribuídas em 283 estandes. Mais de 25 mil pessoas participaram da feira, destinada a produtores rurais, empresários, delegações nacionais e estrangeiras, técnicos e operadores de máquinas, acadêmicos e mulheres agricultoras. “A Innovar é um evento jovem e, mesmo assim, impressiona pela qualidade de organização e pela proposta que apresenta, de levar o melhor em informações e inovações aos produtores rurais do Paraguai”, observa Rogério Rizzardi.O desafio da Innovar é mostrar aos agricultores e às pessoas que orbitam o agro paraguaio as melhores soluções da indústria e das empresas de pesquisa para que eles possam produzir com mais qualidade e produtividade, disse aos visitantes o gerente geral Carlos Gomez. “Somos um espaço de troca de conhecimentos e acesso a inovações em ferramentas, máquinas e tecnologias para impulsionar o campo, um dos alicerces da nossa economia”, complementou o presidente Raimundo Llano. ExpositoraA Innovar é também uma vitrine para os produtos da área de fertilizantes da Coopavel. A cooperativa foi uma das expositoras do setor durante os quatro dias do evento. A comitiva da cooperativa cascavelense, além e visitar o espaço da Coopavel, esteve na Datapar, empresa paraguaia que costuma participar todos os anos do Show Rural Coopavel.

Soja colhida em campo experimental do Show Rural supera médias do Paraná e do Brasil em sacas por hectare

Legenda: Um dos materiais da soja cultivada com a tecnologia Irriluce de Suplementação Luminosa alcançou 118,46 sacas por hectare, enquanto a média do Estado é de 64,3 e no país é de 59,76. Segundo dados do Conab Na terça-feira, 27, no campo experimental do Show Rural Coopavel foi colhida a soja cultivada com Suplementação Luminosa Tecnologia Irriluce do Grupo Fienile. O material que obteve maior número de sacas por hectare foi o “Trovão”, com 118,46, que, além da luz, também recebeu irrigação de água, seguido de “Zeus”, com 107,38. A média entre todos os materiais ficou em 80,14, ou seja, 24,6% superior à média registrada no estado, que segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), foi de 64,3 e 34,1% maior do que a média registrada no Brasil de 59,76, na safra 22/23.O campo experimental teve o plantio em outubro do ano passado, sendo ele acompanhado pelo corpo agronômico da Coopavel e realizado com uma semeadeira, espaçamento de 70 cm, pulverizações, manejo da água, do solo e reestruturação do solo e contou com seis materiais divididos em dois pivôs com suplementação luminosa. Um com irrigação de água e outro sem. Para cada pivô foram três materiais de soja: Lança, Zeus e Trovão. Segundo o agricultor e CEO do Grupo Fienile, Gustavo Alexandre Grossi, “o objetivo do experimento foi reproduzir o que os agricultores passam no dia a dia no campo, e os pivôs com e sem irrigação para reproduzir a realidade tanto das áreas irrigadas do Brasil, quanto das áreas de sequeiro”.Participaram do dia da colheita acadêmicos, professores, pesquisadores, empresários, parceiros e produtores rurais. Antes de seguirem para o campo, os visitantes foram recepcionados com um coquetel no Espaço Impulso, um ambiente dentro do Espaço da Coopavel para ações, pesquisas experimentos e desenvolvimento de novos produtos e serviços. Durante uma breve apresentação. Dilvo Grolli desejou boas-vindas aos participantes e explicou que o Show Rural tem o objetivo de acelerar a distribuição das tecnologias e inovação para competitividade e rentabilidade nas propriedades rurais, uma vez que trata-se de uma atividade na qual não se domina o céu e o clima “trazendo mais produtividade com redução de custos, insumos e de operações, mesmo se tratando de uma atividade em céu aberto, com risco climático, mas sempre conectado com os produtores rurais nas mais modernas tecnologias, inclusive minimizando as perdas por fatores climáticos".O CEO do Grupo Fienile apresentou o projeto que fomenta a tecnologia e explicou que a participação no Espaço Impulso é fundamental para o sucesso do experimento, “estamos no Espaço Impulso para comprovar que a Tecnologia Irriluce funciona e traz excelentes resultados e muitos benefícios, tanto aos produtores rurais quanto ao consumidor final, uma vez que buscamos produzir mais, com mais qualidade, no mesmo espaço e com menor impacto ao meio ambiente. Neste experimento tivemos ainda uma pressão das áreas vizinhas que estavam sendo colhidas com pragas e doenças, e mesmo com as intempéries conquistamos resultados muito positivos, além de termos adquirido mais experiência para aplicarmos às próximas pesquisas".

Com 391 mil visitantes e R$ 6,1 bi em negócios, 36º Show Rural bate recordes

Legenda: Dilvo e Rogério com os coordenadores do 36º Show RuralCrédito: Assessoria A 36ª edição do Show Rural Coopavel entra para a história como a maior já realizada. O presidente Dilvo Grolli anunciou na tarde desta sexta-feira, 9, os números finais do evento iniciado na segunda-feira: 391.316 visitantes passaram pelo centro tecnológico da cooperativa nos cinco dias e o volume comercializado pelos 600 expositores alcançou R$ 6,1 bilhões. O público desta sexta foi de 58.216 pessoas. Em 2023, o Show Rural recebeu 384.022 visitantes. “Esse é o maior número da história do Show Rural, que começou em 1989 com apenas 110 visitantes. Esse é o resultado do planejamento e da união de uma equipe comprometida e que quer o melhor para um evento que dissemina inovações para o campo produzir mais, melhor e com sustentabilidade”, afirma Dilvo, agradecendo a todos que, de uma forma ou outra, contribuíram para que o evento acontecesse. Neste ano, houve recorde também de tecnologias apresentadas para as mais diversas áreas da cadeia do agronegócio. “Cento e sessenta empresas de inovação e startups participaram do Show Rural Digital, mostrando o quanto essa conexão da tecnologia com o campo é forte e inseparável”. Realizar um evento com essa amplitude exige amor, dedicação, trabalho duro e muita persistência, complementa o coordenador geral, o agrônomo Rogério Rizzardi. A edição de 2025 já tem data para acontecer: 10 a 14 de fevereiro. A missa de abertura será no dia 9 de fevereiro.

Hackathon 2024 desafia mentes inovadoras no Show Rural Digital

Legenda: Equipes têm menos de 36 horas para apresentar um produto que solucione algum dos problemas apresentados Crédito: Assessoria Com a presença de parceiros e patrocinadores, os organizadores deram a largada para a quinta edição do Hackathon no Show Rural Digital deste ano. Os 75 participantes estão divididos em 15 equipes e terão cerca de 36 horas para 1 - Eleger o desafio, 2 - criar o melhor produto e, 3 - ganhar o Hackathon SRD24. Esse é, literalmente, o passo a passo que terão que cumprir para alcançar o objetivo da maratona.  Ao comentar sobre o impacto do hackathon para além da competição, o gerente de TI da Coopavel, Rogério Aver, disse que “nem sempre o vencedor da maratona é o que mais ganha” ao relacionar projetos que podem gerar valor comercial que ultrapassam, ao longo do tempo, o valor das premiações que serão entregues.  O coordenador geral do Show Rural Digital, José Rodrigues da Costa Neto, complementa ao abordar alguns desdobramentos do evento, onde a proposta é gerar soluções no sentido que o produtor aumente a sua produtividade e como consequência, aumente a lucratividade. “Temos exemplos de empresas que não venceram o Hackathon, mas que conseguiram colocar os produtos e soluções desenvolvidas aqui no mercado”, destaca Neto.  Premiação A equipe vencedora do hackathon do Show Rural Digital 2024 ganhará como prêmio viagem para conhecer um dos mais efervescentes sistemas de inovação das Américas. Eles vão para Santiago, no Chile, conhecer startups e empresas de inovação do país, muitas que são referências em suas áreas de atuação. Para a segunda colocada, haverá um prêmio de R$4 mil e R$2 mil vai para o terceiro lugar.   Cooperado Gabriel Espedito Trentin (19) é acadêmico do curso de Agronomia, cooperado e filho de cooperado Coopavel. Esse é o terceiro hackathon seguido que ele participa. “Esse é um evento diferente que une a área do Agro com a tecnologia e o entrosamento dessas áreas com certeza é o futuro. São desafios novos todos os anos e aqui temos a oportunidade de aprender coisas novas e adquirir mais experiência, eu que sou do rural tenho a oportunidade de aprender mais sobre tecnologia com pessoas diferentes”, avalia Gabriel. Depois da primeira participação, conta que não precisa mais de incentivo, pois já fica esperando a data que vai abrir as inscrições do ano seguinte para poder garantir sua vaga na maratona.  Premiado Outro que tem motivos de sobra para continuar participando é o consultor de sistemas da empresa Prisma, Edson Liberali (49), na primeira participação da equipe, em 2023, já faturaram o primeiro lugar apresentando soluções para as dores das cooperativas de mel. “Desenvolvemos tecnologia pensando na rastreabilidade tanto das colmeias quanto do apiário e a solução também englobaria a gestão da cooperativa. Com isso, acabamos sendo agraciados com o primeiro lugar. Esse ano a expectativa é entregar também alguma solução que seja aplicável ao meio, que vai gerar valor ao produto e, se possível, ganhar o primeiro lugar ”, salienta confiante Liberali.  Legenda: Empresas vencedoras estão confiantes em repetir o desempenho na quinta edição do hackathon Crédito Ele destacou a importância e relevância do hackathon do Show Rural Digital para o segmento do agronegócio. “Os eventos como o Hackathon, servem para buscar inovação. Quando a gente pensa em inovação, são ideias inusitadas para atender problemas do cotidiano. Então não adianta buscar ideias inusitadas para problemas inusitados. Os problemas que afetam as pessoas estão no dia a dia, são do cotidiano. Então precisamos de ideias novas para estes problemas. E o Hackathon da Coopavel tem essa finalidade”, frisa.  Iniciante Diferente de muitos participantes, a acadêmica do 3º período de Engenharia de Software, Giulia Vilanova (18), disputa pela primeira vez a maratona. “Eu busquei o Hackathon porque estava procurando uma experiência de imersão na solução de problemas, acho que se encaixa totalmente com o meu curso. E justamente por isso, acredito que vai ser uma experiência de muito crescimento profissional e até pessoal também. Bastante desafiador, mas muito legal também”, avalia Giulia.  São parceiros da Coopavel na realização da maratona Sebrae, Iguassu Valley, Assespro-PR, Governo do Paraná, Celepar, Fomento Paraná, Biopark, AcicLabs, Sindicato Rural, IDR-Paraná, Embrapa e Fundetec. Legendas:- Equipes terão menos de 36 horas para apresentar um produto que solucione algum dos problemas apresentados - Empresas vencedoras estão confiantes em repetir o desempenho na quinta edição do hackathon Legenda: Organizadores incentivam os participantes a se empenharem na maratona Crédito: Assessoria

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