Do pasto ao prato, EMATER mostra qualidade na Pecuária

Por Osires Junior

A EMATER preparou uma área especial para os produtores de bovinos que visitam o Show Rural, com instruções importantes para o manejo em todas as etapas da produção e com dicas que podem diminuir os gastos com insumos.

Um dos principais fatores é a alimentação do gado. Por isso, os técnicos da EMATER mostram mais de 15 opções diferentes de forrageiras que têm melhor adaptação em cada região paranaense.

“Para o pequeno produtor, é importante que ele escolha a forrageira que mais tempo vai ficar no campo e que vai fazer com ele demore a depender da alimentação externa. Não há dúvida que a alimentação tem grande impacto no custo de produção e o pasto é o mais barato”, conta Endrigo Antonio de Carvalho, técnico da EMATER.

Muitas das forrageiras podem ser utilizadas no sistema de integração lavoura-pecuária, como Soja-milheto e o milho-brachiara.

“O produtor sabe que é importante essa integração e a conservação do solo, com uma correta adubação e correção para garantir a boa qualidade do pasto. E, com isso, ter as quantidades necessárias e corretas de alimentação para a produção de leite que esse gado fornece, seja um gado de 10 litros, 20 litros, ou mais”, conta Endrigo.

 

EMATER no Show Rural 2020
JR Assessoria de Imprensa
Jorn. Resp.: Osires Junior
Atendimento (45)99944-8281

Banco do Brasil Caixa Governo Federal