Embrapa demonstra benefícios do consórcio de milho com braquiária na soja no Show Rural

Cultivares

09/02/2023

Publicado por Imprensa Embrapa

Durante o Show Rural, a ser realizado entre 6 e 10 de fevereiro, em Cascavel (PR), a Embrapa Soja irá apresentar, na Vitrine de Tecnologias, informações técnicas sobre a implantação e o manejo do consórcio entre milho e forrageiras perenes como a braquiária ruziziensis, o que proporciona efeitos positivos tanto para a soja quanto para o milho safrinha, cultivados em sucessão. 

A Embrapa Soja vem avaliando há mais de cinco safras os efeitos do consórcio de milho com braquiária na cultura da soja. De acordo com o pesquisador Henrique Debiasi, na safra passada, por exemplo, em experimento implantando em Londrina (PR), a produtividade de soja foi 10% superior após o cultivo do milho com braquiária, em comparação com o milho solteiro. “Especialmente em anos de veranico, os resultados são mais perceptíveis. Isso porque a palhada da braquiária aumenta a umidade do solo, reduz a temperatura, minimiza a evaporação e controla melhor a incidência de plantas daninhas. Além disso, as raízes da braquiária incrementam a fertilidade do solo, uma vez que sua ação traz benefícios físicos e químicos”, explica Debiasi.

O pesquisador explica que o consórcio de milho com braquiária é uma prática agrícola que pode ser usada em diferentes sistemas de produção para minimizar os problemas relacionados ao solo, – através da sua cobertura com plantas – melhorar sua capacidade produtiva e, também, para o estabelecimento de pastagens. A escolha entre as várias modalidades de consórcio vai depender do objetivo que se pretende, da disponibilidade de máquinas para semeadura, do investimento em sementes e da época de implantação do consórcio.

“A proposta, durante o Show Rural, é apresentar os métodos de implantação do consórcio, mostrando estratégias diferenciadas para reduzir a competição da braquiária no milho e reduzir potenciais perdas”, explica Debiasi. “Uma das estratégias é o uso de herbicidas para controlar a competição exercida pela braquiária reduzindo riscos de perda de produtividade do milho, assim como manejo de adubação nitrogenada”, explica.

Confira mais informações sobre a participação da Embrapa no Show Rural:  www.embrapa.br/showrural


Assessoria de Imprensa Embrapa

Jornalista: Lebna Landgraf (MTb 2903 – PR)
(43) 3371-6061 (whatsapp) – soja.imprensa@embrapa.br