Embrapa Suínos e Aves destaca destinação de animais mortos e biosseguridade no Show Rural

Cultivares

06/02/2023

Publicado por Imprensa Embrapa

A destinação correta de animais mortos não abatidos nas granjas e a biosseguridade na produção de aves e suínos e a atenção à sanidade dos rebanhos são os temas que a Embrapa Suínos e Aves (Concórdia-SC), unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai apresentar na Casa da Embrapa durante o Show Rural Coopavel 2023.

Um problema que afeta a maioria das propriedades rurais produtoras de suínos, aves e bovinos é a destinação correta dos animais que morrem em decorrência de causas rotineiras ou catastróficas. Para auxiliar produtores e órgãos regulamentadores, a Embrapa Suínos e Aves tem atuado na avaliação de algumas práticas e tecnologias apontadas como rotas tecnológicas, como a compostagem, a biodigestão anaeróbia, a incineração, a hidrólise e o recolhimento para processamento fora da propriedade para a produção de gorduras, biocombustíveis, fertilizantes e outros coprodutos de valor agregado.

As práticas e tecnologias já avaliadas estão disponíveis no site especial do Projeto TEC-DAM (Tecnologia para Destinação de Animais Mortos) no endereço embrapa.br/suínos-e-aves/tec-dam.

Já a biosseguridade na suinocultura e na avicultura é um dos temas mais discutidos atualmente nos dois setores produtivos. É fundamental que o Brasil, através de suas instituições oficiais e privadas, promova ações visando a proteção das cadeias produtivas. Pesquisadores são categóricos ao afirmar que a biosseguridade tem papel fundamental na proteção de rebanhos, granjas e propriedades rurais porque evita a entrada e disseminação de agentes infecciosos e que trazem enormes prejuízos, sejam de saúde animal ou econômicos.

Pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves reforçam que a adoção de algumas medidas simples, como a cerca periférica de isolamento e a troca de roupa e calçados antes de entrar em uma unidade produtiva, são fundamentais para manter a saúde dos animais e diminuir os riscos de contaminação e disseminação de agentes infecciosos.

Confira mais informações sobre a participação da Embrapa no Show Rural:  www.embrapa.br/showrural

Texto: Lucas Scherer Cardoso  | MTb/RS 10.158

suinos-e-aves.imprensa@embrapa.br  (49) 3441-0400


Assessoria de Imprensa da Embrapa no Show Rural

Jornalista: Lebna Landgraf (MTb 2903 – PR)
(43) 3371-6061 (whatsapp) – soja.imprensa@embrapa.br